Transferência de Pablo Osvaldo complica-se


Com a entrada do Sud América no negócio da transferência de Pablo Osvaldo complica-se. SAD do Sud América parece querer inflacionar o valor do jogador…

Como foi dito anteriormente o FC Porto tinha chegado a acordo com o jogador, mas a assinatura de Pablo Osvaldo pelo Sud América, como forma de pagar menos impostos antes de rumar ao FC Porto, está a suscitar dúvidas na América do Sul.

Em declarações ao Ovación do Uruguai, o presidente do clube do Uruguai defendeu a legalidade da prática: «Isto está permitido na FIFA e nas instituições fiscais. Osvaldo é argentino mas tem residência fiscal em Itália. Este tipo de ações estão legisladas e as ‘pontes’ são reconhecidas pela FIFA, ao dizer que um jogador pode assinar por três clubes e jogar por dois.»

O dirigente aponta o FC Porto como destino provável, por empréstimo, mas revela a existência de uma proposta do Médio Oriente: «O FC Porto é uma boa oportunidade económica mas também desportiva. Porém, ele também tem uma proposta do Médio Oriente, que não é tão boa desportivamente mas garante muito dinheiro. Se a situação não ficar resolvida, ele vem treinar para o Sud América»

Inegável é que existem negociações em curso. “Nós pedimos ao FC Porto que nos pague em função do que gastamos. Neste caso, tratando-se de um empréstimo, cobramos uma percentagem sobre esse valor”, explica o dirigente, que considera esse procedimento habitual: “Sim, cobra-se uma cifra que cubra os gastos que temos. Deve ser uma verba superior aos impostos a pagar…”

No caso de Osvaldo, Vicente Celio explica tratar-se de “um jogador argentino, mas que é tributado como italiano. Pelo que o fisco da Argentina não pode intervir. Somos uma SAD que paga impostos no Uruguai e, como esta operação envolve pessoas físicas com domicílio no estrangeiro, tem custos acrescidos”.

Embora o FC Porto surja como hipótese mais forte para o futuro de Pablo Daniel Osvaldo, o dirigente garante que a transferência não está concluída e que o avançado estuda uma alternativa.

Falta também saber se o que é agora referido foi dado a conhecer ao FC Porto na altura do acordo com o jogador e o que realmente ficou acordado. Porque o presidente do clube do Uruguai pode estar agora a querer inflacionar o valor do jogador para que a SAD portista pague mais pelo negócio ao Sud América. Pois como o jogador tem alternativas o FC Porto certamente também tem…

Lê também Vamos ser todos decisivos diz Casillas