O Futebol Clube do Porto nasceu em Setembro de 1893, fundado por António Nicolau d’Almeida, que abriu as portas do clube num convite que fez ao FC Lisbonense para uma partida que seria o pontapé de saída de uma historia carregada de sucessos...

 
 

Hístoria

Setembro de 1893. Do nada, de uma ambição secreta que não podia mais ser reprimida, nascia um FC Porto activo e dinâmico. António Nicolau d'Almeida, desportista por excelência e exímio comerciante de Vinho do Porto, convidou, na qualidade de presidente do clube, o Club Lisbonense para um jogo de futebol. Ficava na história a primeira aparição azul e branca. Nos livros, em páginas amarelecidas pelo tempo, este é o registo mais antigo da actividade portista.

O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha, foi o primeiro campo relvado em Portugal. O fc porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um clube estrangeiro, o Real Fortuna de Vigo, em 1907 e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro, a Vigo, em 1908.

Com a mudança para o Campo da Constituição em 1912 correspondeu a uma significativa melhoria das instalações. Simultaneamente nesse mesmo ano o FC Porto vence o seu primeiro título oficial do palmarés portista a "Taça José Monteiro da Costa", o Campeonato do Norte de Portugal, de futebol, criado em homenagem ao refundador do FC Porto. E a primeira prova de âmbito nacional na história do futebol português: o Campeonato de Portugal de 1922, prova antecessora da Taça de Portugal.

Nos anos trinta o FC Porto conhecia uma dimensão tal que o Campo da Constituição já parecia pequeno demais, começaram então os planos para a construção de um novo estádio, e em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas na cidade do porto. No dia 28 de Maio de 1952, perante 50 mil pessoas, o estádio foi inaugurado numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes, então presidente de Portugal. Urgel Horta presidia ao FC Porto na altura. Após a cerimónia foi realizado um jogo inaugural efectuado perante os rivais S.L. Benfica. A partida terminou com a vitória do S.L. Benfica, por 2-8.. Esta seria a casa do dragão por muitos e muitos anos.

Ano após ano, conquista após conquista, o FC Porto foi ganhando fôlego. Tornou-se grande, não só na ambição, mas também nas potencialidades desportivas. Somou títulos e surpreendeu o país e o Mundo. A década de 80 foi uma das mais memoráveis. Em 1987 e 1988, a Taça dos Campeões, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia, feitos impressionantes, provas evidentes de uma filosofia especial. Alguns anos mais tarde, o penta campeonato, façanha única em Portugal. A História tinha agora um lugar especial para o clube.

Os anos 90 foram de sucesso sobretudo para a equipa de futebol que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas (o histórico Penta, que nunca tinha sido atingido no futebol português). Em 1995 o fc porto ultrapassou a marca dos 100 mil sócios.

O Centro de Treinos e Formação - Desportiva PortoGaia e o Estádio do Dragão colocam o clube em patamares de vanguarda difíceis de igualar. O futuro é risonho. A trabalhar em condições únicas e modernas, a respeitar integralmente o seu passado, o FC Porto redobra a sua pujança.

No início do século XXI José Mourinho chegou às Antas e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais. Títulos como a Taça UEFA de 2002/03, a UEFA Champions League de 2003/04, a Taça Intercontinental 2004 e já com André Villas-Boas, a Liga Europa em 2010/11 provam esta realidade inequívoca. No final desta última época, o FC Porto tornou-se o clube português mais titulado, fruto do domínio avassalador das últimas décadas.

Para além do fulgor no futebol, o FC Porto é grande em todas as modalidades que pratica. O palmarés fala por si e basta uma constatação simples para destacar a abrangência do azul e branco: o Dragão luta por títulos em hóquei em patins e andebol, modalidades que, a par com o futebol, mais cativam os portugueses. O bilhar, a natação, o basquetebol, o atletismo, o desporto adaptado, os desportos motorizados, o boxe, o campismo, o xadrez, a pesca, o karaté, o voleibol, o ciclismo e o halterofilismo também contribuíram para o sucesso do clube e asseguram novos tópicos para o espólio portista.

Futebol Clube do Porto

Endereço: Estádio Do Dragão, Entrada Poente Piso 3, 4350-415 Porto, Portugal
Email: fcporto@fcporto.pt
Website: www.fcporto.pt
Telef: +351 225 570 400 | Fax: +351 225 570 498
Latitude: 41.162249 | Longitude: -8.584315
Número de Títulos: 74
Competições Nacionais: 31 Campeonatos Nacionais, 16 Taças de Portugal, 20 Supertaças Cândido Oliveira
Competições Internacionais: 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais
Alcunha: Dragões, Azuis e Brancos
 

Galeria

Como Heitor Campos Monteiro "profeticamente" escreveu em 1922 na letra do hino portista a história azul-e-branca "é um livro de vitórias sem igual". Símbolo maior de uma cidade de luta, terra de gente honrada e trabalhadora, a cidade que viu nascer o FC Porto em 1893 é orgulhosa do seu símbolo maior que levou o nome da invicta aos quatro cantos do mundo, reveja aqui algumas imagens...