Vendas, reforços, renovações? Eles andam preocupados!


Vendas, reforços, renovações? Sim, já se percebe qual a estratégia que vai ser usada para condicionar o trabalho do FC Porto. De nada serviu as ultimas divulgações, o Benfica controla tudo o que diz respeito ao futebol em Portugal…

Até a comunicação social, parece que seguem também uma cartilha, nos poucos muitos que dedicam ao FC Porto, as palavras de ordem que usam é de possíveis problemas para os dragões. É as vendas, é a falta de reforços, é as renovações, etc. Chega a meter dó o discurso.

Eles devem pensar que a situação financeira do FC Porto ainda não é conhecida. Que não se sabe que o clube tem de vender vários ativos para encaixar os milhões necessários para cumprir alguns compromissos. Eles dedicam tanto tempo para encontrar problemas que ainda não repararem que isso esta a ser resolvido e bem pelos os azuis e brancos. Por muito que custe o FC Porto tem acordo com a UEFA a salvo.

Mesmo depois de consumadas as saídas de André Silva (AC Milan, 38 milhões de euros), Andrés Fernández (Villarreal, 2 milhões de euros), Lichnovsky (Necaxa, 1,6 milhões de euros), Depoitre (Huddersfield, 5 milhões de euros) e Rúben Neves (Wolverhampton, 18 milhões de euros). Feitas as contas, e incluindo os 14 milhões de euros por Indi, que vai sair, o FC Porto somará um lucro de cerca 79 milhões de euros.

Alem disso, os dragões esperam ainda resolver mais 3 ou 4 casos de forma definitiva até ao final de agosto (Layún, Adrian Lopez, Juan Quintero, Josué e outros que pode verificar aqui), o que fará o valor já referido subir para alem dos 100 milhões de euros.

Sim, 100 milhões de euros, sem precisar de vender as suas jóias como todos têm apregoado.

Apesar de não ganhar o campeonato há quatro anos, o FC Porto continua com ativos muito valiosos.

Pois mas tem as renovações e também não há reforços, referem eles! Mas será que eles já olharam bem para o plantel que Sérgio Conceição esta a construir?

Casillas, João Costa, Gudiño e José Sá; Maxi Pereira, Alex Telles, Felipe, Marcano, Diego Reyes, Rafa, Ricardo Pereira e Jorge Fernandes; Danilo Pereira, Mikel, Héctor Herrera, André André, Sérgio Oliveira, João Teixeira e Óliver e Otávio; Brahimi, Corona, Galeno, Hernâni, Soares, Aboubakar e Rui Pedro.

Será mesmo preciso tantos reforços como dizem? É certo que o FC Porto vai ter que definir o futuro de Diego Reyes, caso saia será mais um encaixe de 7 milhões, mas o FC Porto terá de ir ao mercado por um central. Todos os outros jogadores se saírem do Dragão será pelos valores da cláusula de rescisão ou perto disso.

Conhecendo isso, é fácil de perceber que mais uma vez o FC Porto e Sérgio Conceição vão estar sobre fogo, mas desta vez não vão ter um Porto apenas de fogo de vista. Sim, porque desta vez vão ter um Porto mesmo explosivo e a lançar labaredas. Um Porto que não será fácil de desestabilizar.

O FC Porto chegou finalmente a conclusão que tinha de fazer mudanças e pelo que se pode ir verificando o FC Porto mudou. Está de volta ao passado no bom sentido, ao tempo que nada sai para fora, ao tempo em que só se sabe o que o clube quer. E isso parece estar a deixar muita gente nervosa e preocupada.

Há, e quanto as renovações, lá para setembro terão algumas respostas!