Vencer Dérbi da Invicta e manter Benfica em sentido


O FC Porto tem hoje um difícil compromisso na deslocação ao recinto do vizinho Boavista, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol, o qual está obrigado a vencer para se reaproximar e manter Benfica em sentido…

Depois de um Benfica-Chaves com mais lances polémicos e onde o Chaves saiu prejudicado. O FC Porto, segundo classificado a quatro pontos do atual campeão nacional, precisa de vencer para recolocar a diferença em um ponto, fugindo ainda do Sporting, que no sábado venceu em casa do Estoril por 2-0 e reduziu a desvantagem para os ‘azuis e brancos’ para seis pontos. Com uma vitoria mantém o Benfica em sentido, encarnados parecem sentir mais a pressão de que os ribais.

Por seu lado, o Boavista tem vindo a realizar um campeonato tranquilo, principalmente a partir do momento em que Miguel Leal assumiu o comando técnico da equipa.

Quatro dias depois do combate contra a Vecchia Signora, e mais de 60 minutos reduzido a dez unidades, como reagirá o conjunto azul e branco? Sem Felipe, Willy Boly volta a ser titular no campeonato. O francês não joga na I Liga desde o dia 18 de setembro, em Tondela.

Ausentes: FC Porto: Felipe (castigado) e Herrera (lesionado).

Nuno Espirito Santo: «Conhecemos bem o Boavista; é um adversário que tem melhorado e tem feito boas prestações. Há três jogos que não perdem e em sua casa são fortes. Têm bons jogadores: o Iuri Medeiros, o Fábio Espinho, o Renato Santos…»

Esperados 10 mil dragões no Bessa: Será uma autêntica invasão ao Bessa dos adeptos do FC Porto no derby tripeiro. Conscientes da importância e dificuldade do encontro, os simpatizantes dos dragões estão a movimentar-se em larga escala para criarem uma corrente de energia que tenha reflexos no relvado do Estádio do Bessa, precisamente numa altura crucial do campeonato, em que a equipa de Nuno Espírito Santo está proibida de escorregar mais, sob pena de ver o rival Benfica fugir na classificação.

Registo histórico: Mais do que um dérbi portuense, o Boavista-FC Porto é um clássico nacional e um jogo cheio de história. Para a I Liga, os dragões já visitaram o Bessa em 53 ocasiões. Os axadrezados venceram 15, os portistas triunfaram em 28 e ainda há o registo de dez empates. Depois do regresso do Boavista ao escalão maior, duas vitórias do FC Porto: 0-2 em 2015, 0-5 em 2016.