“Uma cidade imaginada” – Marca Porto exposta na Roof Magazine


A Roof Magazine dá sete páginas da sua edição de maio/junho à marca Porto “Uma cidade imaginada”, tendo como propósito a realização no Porto da cerimónia dos European Design Awards, no próximo dia 27…

“A importância da cidade ter uma assinatura própria, distinta, com uma voz que se estenda às instituições, aos lugares e às pessoas”, surge plasmada em entrevista ao responsável pela Comunicação e Promoção da Câmara do Porto.

Nesta conversa com a Roof, Nuno Nogueira Santos recorda o processo que levou à identidade gráfica da cidade e a disponibilidade da Câmara “em abdicar da institucionalidade, formalidade e até assinatura” para passar a assinar “como a cidade”, promovendo o Porto “em vez de se promover”.

Questionado sobre a influência da presidência de Rui Moreira no desenvolvimento do conceito, observa que o autarca “facilitou muito o trabalho da sua criação” por se tratar de uma personalidade com “um vasto pensamento sobre a cidade”, aliás publicado, versando temas “como a cultura, a coesão social e a economia”. E tudo isso a marca tem.

O facto de a Porto. servir como paradigma para outras cidades desenvolverem a sua identidade gráfica é outro tema focado, com Nuno Nogueira Santos a admitir que são já vários os “trabalhos semelhantes”. “Não cometo nenhum pecado se revelar que há mais do que uma grande cidade em Portugal que nos veio pedir ajuda para iniciar um processo semelhante”. E a ajuda é dada “com grande orgulho”, sobretudo quando se considera que em Portugal ainda há “muito” a fazer a este respeito.

Recorde-se que a realização no Porto da cerimónia dos ED Awards 2017 surge depois da marca Porto, concebida pelo designer Eduardo Aires (White Studio), ter vencido dois prémios na edição 2014 deste concurso de âmbito europeu. Foi em Istambul, onde decorreu então a entrega dos prémios, que o responsável pela Comunicação da autarquia portuense se lembrou de perguntar ao presidente da organização “o que seria preciso” para o Porto receber a cerimónia. Era o início de uma candidatura bem-sucedida.

Para Nuno Nogueira Santos, os ED Awards são a oportunidade de dar visibilidade internacional ao que o Porto faz para além da sua marca, sobretudo aos jovens designers, uma comunidade talentosa com que a Câmara quer estar cada vez mais envolvida.