Sérgio Conceição tem razões para estar satisfeito no final do primeiro teste a doer, ainda que o Cruz Azul seja uma equipa inferior, eventualmente até ao Rio Ave, que há poucos dias perdeu por 4-0 no Olival…
O nulo com o Cruz Azul não traduz a diferença entre as equipas. Os mexicanos foram melhores nos primeiros 15 minutos, mas o FC Porto equilibrou, dominou e chegou até à fase do desperdício em série que poderia ter garantido a vitoria de forma muito tranquila.
O grande adversário do FC Porto foi o contexto do próprio FC Porto. Mas não no mau sentido. Os dragões apresentaram-se cansados, no plano físico e mental. E disso se ressentiram os jogadores na conclusão de algumas jogadas de perigo, ora na finalização, ora no último passe.
Era expectável isso, Sérgio Conceição mantém a fasquia alta e toda a gente tem trabalhado no duro nas duas primeiras semanas e meia de pré-época já cumpridas e confirmam cada vez mais uma versão profundamente revista e atualizada do dragão.
Treino: trabalho intenso com níveis de fadiga dos atletas no limite e duas a três sessões diárias. A primeira, às 7h30 a última às 17h, o que faz com que o grupo passe boa parte do tempo no centro de estágios, onde o uso de telemóvel é restrito, balança para controlar o peso dos atletas e castigos e recompensas mediante as prestações nos treinos.
Sistema: os primeiros dias de trabalho colocam o 4-4-2 como desenho tático preferido do novo treinador. Uma mudança substancial para o FC Porto que se manteve fiel ao 4-3-3 ou às suas variações ao longo dos últimos anos.
Pressing: O pressing constante sobre a primeira fase de construção do adversário são objetivos para Sérgio Conceição, que nos treinos exige compromisso máximo a defender também por parte dos homens mais adiantados.
Remate pronto: um ênfase maior pelo remate de fora da área (uma das grandes pechas da época passada), é outra características que o tecnico portugues que ver.
Estas são as características que saltam à vista nesta nova versão azul e branca. Na madrugada desta quinta-feira o FC Porto defrontará o Chivas no último teste inserido nesta digressão pelo México, onde se vamos poder verificar se estas novas características serão para manter na época que se aproxima.