Acesso português à Liga dos Campeões vai ficar mas difícil para o vice-campeão nacional, isto porque o sétimo lugar do ranking obriga vice-campeão português a um esforço extra para atingir a fase milionária. Horários dos jogos também mudam…
A UEFA anunciou recentemente as novas regras de acesso ao núcleo duro da Liga dos Campeões, a implementar na próxima época, uma medida que afecta, objectivamente, o segundo classificado da Liga portuguesa, cujos obstáculos para atingir a fase de grupos começam a partir da terceira pré-eliminatória.
A queda de portugal no ranking, passando do quinto para o sétimo lugar, coloca as equipas portuguesas entre o lote de países em que apenas o campeão nacional garante qualificação directa para a fase verdadeiramente milionária, determinante para o equilíbrio financeiro dos três maiores clubes portugueses.
Assim sendo, o vice-campeão luso de 2017-18 terá, depois de superar a terceira pré-eliminatória, de disputar um play-off que apura duas equipas para perfazer os 32 competidores da fase de grupos em 2018-19. Edição que começa a 26 de Junho, com as pré-eliminatórias, estando a final agendada para 1 de Junho de 2019, com a final a ser disputada no Wanda Metropolitano, em Madrid.
A UEFA aproveitou ainda para acertar a hora dos jogos da fase de grupos, estipulando dois horários (à imagem do modelo em vigor na Liga Europa), com início às 17h55 e 20h00.