Tripas à moda do Porto é um prato tradicional nascido na cidade do Porto, e que, segundo uma lenda, remonta ao período dos Descobrimentos portugueses…
O ano de 2015 assinala os 600 anos da Conquista de Ceuta, e reza a lenda que os portuenses cederam toda a carne que tinham, ficando apenas com as tripas…
A esmagadora maioria dos países do mundo não tem tantos anos de existência como as tripas à moda do Porto, prato que marcou um dos períodos mais importantes da história e cuja longevidade é celebrada na Invicta, pois 600 anos de história não são para qualquer um…
Segundo a narrativa tradicional, a 14 maio de 1415, o portuense Infante D. Henrique e seus marinheiros terão largado do Douro dando início à Epopeia dos Descobrimentos Portugueses e, simultaneamente, à lenda que atribuiu a alcunha de «tripeiro» aos habitantes do Porto já que a cidade, além de ter ajudado na construção dos navios, forneceu mantimentos aos marinheiros sacrificando os portuenses.
Hoje, as tripas à moda do Porto, em vez de um sacrifício, são um dos pratos mais típicos da cidade e fazem parte da sua memória e identidade. Conheça a receita deste prato típico da cidade do Porto.
Os 600 anos da Conquista de Ceuta e das tripas à moda do Porto: