Três milhões de visitas ao Arquivo Municipal do Porto Online

Arquivo Municipal do Porto Online

O Arquivo Municipal do Porto registou três milhões de consultas entre 2012 e 2017, 170 mil visitantes consultaram cerca de 161 mil documentos..

Em cinco anos, o Arquivo Municipal do Porto permitiu a perto de 170 mil visitantes a consulta online, gratuita, de cerca de 161 mil documentos, aos quais estão associadas mais de 47 mil imagens. Destes números resulta um dado surpreendente, entre 2012 e 2017, foram contabilizadas mais de três milhões de consultas de documentos.

É de destacar que, dos 168.880 clientes que acederam ao serviço, 25 por cento são oriundos de fora de Portugal. Aliás, os visitantes representam todas as latitudes – são provenientes de 75 países dos vários continentes.

O Arquivo Municipal do Porto Online, alojado no website GISAWeb, oferece de forma gratuita e universal o acesso a documentos de caráter histórico, produzidos pela própria autarquia (o mais antigo do séc. XIII) ou de outras origens, nomeadamente, arquivos pessoais, familiares, de instituições ligadas ao Porto ou até de coleções com interesse para a história e conhecimento da cidade, como postais, gravuras e cartazes.

Além de servir o público em geral, presta um serviço de primordial importância para investigadores dos mais diversos ramos do conhecimento, como historiadores, arquitetos, urbanistas, genealogistas, geógrafos e designers, entre outros. (Fonte: www.porto.pt)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *