Sérgio Conceição, treinados dos dragões, fez a antevisão do classico, o FC Porto recebe no Estádio do Dragão o Benfica em confronto da 24.ª ronda do campeonato…
Na antevisão do Clássico, agendado para este sábado (20h30), Sérgio Conceição garantiu que a equipa portista está preparada e motivada para ganhar o encontro com as águias. O FC Porto chega ao clássico com a confiança em alta, Marega está recuperado e poderá voltar ao onze, tal como Éder Militão que falhou os dois últimos jogos dos azuis e branco devido ao castigo motivado por uma saída noturna.
Favoritismo do FC Porto: Eu não vejo as coisas por aí. A minha forma de liderar um balneário não tem a ver com as idades, mas sim com o caráter e a personalidade de cada um. Se um jogador integra uma equipa, tem a mesma responsabilidade e é porque tem qualidade para o fazer. Se um jogador passa os 30 anos e joga é porque tem qualidade. Ou seja, o jogador jovem tem toda uma envolvência dentro dele, mas o jogador com mais de 30 anos se jogar também tem essa irreverência de ganhar. Eu não olho para as idades, mas sim para a equipa, para o seu todo, para a valia do adversário e aquilo que podemos fazer no jogo.
Equipa que poderá correr mais riscos: Pelo que vejo do Benfica e por aquilo que é a minha equipa, muito sinceramente aqui não haverá qualquer tipo de calculismos. As duas equipas vão fazer de tudo para ganhar. Experiência, juventude… Enfim, quando o árbitro apita são onze contra onze. Tudo o que se pinta antes, a ver com a idades, o momento das equipas e as estatísticas, desaparece quando o árbitro apita. Temos que estar focados nas nossas tarefas individuais e depois coletivas para sermos uma equipa forte. Isso é que é importante.
Controlo antidoping de Marega e Jonas: Acho absolutamente normal. Quando é um controlo coletivo acho totalmente normal. Quando é um controlo individual, já não acho tão normal. Mas nós não temos nada a referenciar sobre isso. Somos inovadores em algumas situações e as pessoas podem ficar um bocado pasmadas com certo tipo de recuperações e querem fazer um bom trabalho. Não tenho que falar mais nada sobre isso.
Mudanças na equipa: Não vou dizer porque também ainda não disse aos jogadores. Normalmente não o faço na véspera, só no dia do jogo.
Evolução do Benfica com Bruno Lage: Tem dinâmica interessante, acima de tudo alicerçada em vitórias, o que traz sempre muito mais confiança à equipa. Mas eu não quero falar muito daquilo que é o meu adversário, mas sim no que temos a fazer enquanto FC Porto.
Embate entre a melhor defesa e o melhor ataque: É fundamental ter-se uma equipa coesa, que perceba que a base do sucesso tem a ver com a eficácia defensiva. Tem a ver com o que não deixamos ao adversário fazer e depois, principalmente, sermos perigosos a atacar. Está tudo associado de uma forma incrível no jogo. Eu acho que a base do sucesso tem a ver com a consistência defensiva.
Comparação com o jogo da Taça da Liga: Vai ser um jogo diferente, com toda a certeza. Podem haver jogos parecidos, mas iguais não. Depois deste jogo ficam a faltar 30 pontos, é verdade que não é decisivo, mas é muito importante. É um jogo de seis pontos: três se ganharmos e três que o adversário não ganha. Por isso é que estes confrontos diretos são importantes, se depois dermos continuidade. Se ganharmos agora contra o Benfica e depois contra o Feirense perdermos o jogo, deixa de ser uma vitória importante. O campeonato é uma prova de regularidade e depois fazemos as contas em maio. Estou convicto de que estaremos felizes em maio. É a minha convicção como era no ano passado quando entrei aqui.