Treinador do FC Porto na antevisão do jogo da Taça de Portugal


FC Porto defronta novamente o Sp. Braga na Pedreira e o técnico do FC Porto fez a antevisão do jogo da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal…

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, fez esta segunda-feira a antevisão ao encontro com o Sporting de Braga, a contar para a segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Depois da vitória por 3-0 na primeira-mão, o técnico portista não quis embandeirar em arco e sublinhou que a sua equipa não pode relaxar tendo em conta a vantagem de três golos. Veja as declarações de Sérgio Conceição.

2.ª mão da meia-final: O jogo passa por, em termos anímicos, perceber que estamos a meio de uma eliminatória. Vamos defrontar uma equipa forte e o jogo está 0-0, essa é a melhor forma de encarar o jogo. Não vamos passar o tempo, mas sim ganhar o jogo em Braga.

Gestão do plantel: O jogo podia estar com outro resultado e eu pensaria da mesma forma. O que importa é perceber quem me dava melhores condições para ganharmos o jogo. Obviamente que temos de ter atenção àquilo que foi o último jogo e àquilo que será o próximo jogo. Temos de perceber os jogadores que fisicamente podem dar uma resposta positiva. O grupo está bem, só temos dois jogadores com problemas físicos, o Alex [Telles] e o Marius. O mais importante é amanhã e depois pensamos nos próximos jogos.

Prioridade nestas sequências de jogos: A preparação, mesmo com pouco tempo, é analisar o estado físico dos jogadores. Analisar o adversário e saber a estratégia que vamos usar para o jogo, em função daquilo que é a qualidade do Sp. Braga. Há mais trabalho quando o tempo não é muito, em termos de vídeo e quadro, do que propriamente no campo. Qualquer das maneiras, nós estamos habituados a isto, somos um clube grande.

Lesão de Alex Telles: Não sou adivinho nem médico para saber o que se passa exatamente. Depende da recuperação, que varia de jogador para jogador. Amanhã não estará disponível.

Abordagem ao jogo: Os jogos são todos diferentes. Presumo que o Sp. Braga vai ser mais audaz, mais subido no campo, porque tem de ir à procura de fazer golos. Penso que irá mudar a sua postura e abordagem ao jogo, mas na dinâmica acho que não mudará muito.

As palavras de Seixas da Costa: (…) Não sei como dão tanto destaque a uma pessoa que é perfeitamente irrelevante no contexto futebolístico em Portugal. Acho estranho que lhe atribuam tanta publicidade (…) Arrisco-me a dizer que eu percebo mais das relações bilaterais entre Portugal e França, do que este senhor de futebol.

Possível adversário no Jamor: Não tenho preferência. Primeiro temos de pensar em estar presentes, depois falaremos do nosso adversário, se merecermos essa qualificação.

Possibilidade de estreia de Loum: Ouvi alguns comentários sobre o Loum, que ainda não se tinha estreado… Passado uma semana de estar aqui lesionou-se e este fora durante várias semanas. Agora, está bem, está em condições de a qualquer momento se estrear. Vejo um jogador muito interessante, grande capacidade física e com futuro brilhante. O FC Porto tem aqui um médio para estar tranquilo nos próximos anos.

O melhor FC Porto da História, segundo Abel: Acho que o Abel disse isso um pouco “aziado comigo”, porque na última antevisão eu disse que o Braga lutava pelo título. Ele até me falou disso antes do último jogo. Eu não disse isso para perturbar o Braga. É conhecido que o objetivo do presidente do Braga é ser campeão. Não quis com isso criar mais pressão sobre o Abel e o Braga. Amanhã, por acaso, até lhe vou perguntar se ele entendeu mal as minhas palavras. Se o Abel realmente pensa que o FC Porto que treino é o melhor da História, fico lisonjeado com isso. É um plantel feito essencialmente à base de jogadores que já cá estavam e fomos campeões nacionais. Quero ressalvar o grande trabalho que o Abel está a fazer no Braga e digo-o com toda a sinceridade. Com os recursos disponíveis, está a fazer um trabalho excelente.

O jogo entre Sporting de Braga e FC Porto está marcado para esta terça-feira às 20h15, no estádio Municipal de Braga.