Torre de Pedro Sem – torre medieval onde morava Pedro Sem situada na rua da Boa Nova, diante do antigo Palácio de Cristal, no Porto. Também é conhecida por Casa da Torre da Marca, dos Monfalim e Terena…
Documentada desde o séc. XV, a Torre de Pedro Sem é uma arquitectura civil gótica. A história diz que essa torre pertencia a Pedro do Sem, doutor de leis, jurisconsulto e chanceler-mor de D. Afonso VI no século XIV, mas a lenda remete para uma data posterior – século XVI – a existência de um personagem chamado Pedro Sem.
A torre, que no século XV serviu de hospital para pestíferos. No século XV a passou para uma parente colateral de Pedro do Sem, uma tal Isabel Brandoa e, desta, para os Brandões, condes e marqueses de Terena que depois se ligaram aos Monfalins.
Em 1919, o imóvel foi adquirido pela Diocese do Porto, que aqui instalou o seu paço episcopal. Em 1986, a torre foi adaptada a área residencial da diocese, por projecto do Arquitecto Abrunhosa de Brito, transformando-se integralmente toda e qualquer estrutura medieval ou moderna que, à época, ainda subsistisse.
Apesar das múltiplas adulterações por que passou, a torre mantém um figurino geral medieval. O edifício alberga, presentemente, a Fundação SPES.
Torre de Pedro Sem – Porto
Endereço: Rua da Boa Nova 52, 4050-378 Porto, Portugal
Latitude: 41.149025 | Longitude: -8.62484