Sub-19: primeira derrota do FC Porto neste campeonato


Os sub-19 do FC Porto saiu derrotado na viagem a Guimarães, para defrontar o Vitória local. Os vimaranenses venceram por 2-0, mas os azuis e brancos mantêm a liderança confortável…

A equipa de Sub-19 do FC Porto somou em Guimarães, diante do Vitória, a primeira derrota (0-2) na edição 2017/18 do Nacional de Juniores A, colocando um ponto final numa série de 12 vitórias consecutivas, quatro delas na UEFA Youth League.

Na primeira os Dragões atacaram mais, nem sempre com o devido critério e objetividade, e foram os primeiros a ameaçar o golo. Os vitorianos reagiram, cresceram no jogo e, na sequência de um contra-ataque, inauguraram o marcador, por intermédio do avançado Leonardo Costa, que lidera a tabela de goleadores zona norte da primeira fase do campeonato (33m). Resultado que se manteve até ao intervalo.

A perder, o FC Porto regressou dos balneários determinado a invertê-lo, embora nem sempre tomando as melhores decisões. E teve uma ocasião soberana para devolver o empate ao jogo, num penálti bem batido, potente e colocado, pelo capitão Paulo Estrela, mas que foi parado por uma não menos boa defesa do guarda-redes dos minhotos (77m).

A missão estava não estava fácil e tornou-se mais difícil para os azuis e brancos quando, dois minutos depois, João Lameira viu o segundo amarelo e o respetivo vermelho. Já na parte final, o central portista Pedro Justiniano teve nos pés o empate, mas quem marcou foi mesmo o Vitória, por intermédio de Huanhuan Shan (90+5m).

No entanto, o resultado não impede que os portistas continuem a comandar a tabela da primeira fase da zona norte do campeonato, com 37 pontos, mais 11 do que o Sporting de Braga, que também perdeu nesta 14.ª jornada. Recorde-se que são apurados os quatro primeiros classificados de cada zona.

Os Sub-19 alinharam com: Ricardo Silva (g.r.); Mamadu Lamba, Pedro Justiniano, Fábio Borges e Diogo Bessa (Jota, 90+3m), Paulo Estrela (cap.), Mateus Santos, Romário Baró, Junior Maleck, Fábio Vieira (João Lameira, 74m) e João Mário (Afonso Sousa, 62m).​​