O sorteio dos árbitros, proposto pela Liga, foi chumbado esta manhã na Assembleia Geral da FPF. Vítor Pereira continua a ser o responsável por nomear os árbitros…
Após a contagem dos votos dos 71 delegados presentes (faltaram 13), o «NÃO» recolheu 53 votos, enquanto 17 delegados votaram favoravelmente ao sorteio. Verificou-se ainda uma abstenção.
Com a não aprovação do sorteio, numa votação que decorreu por voto secreto, Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, continua a ser o responsável por nomear os árbitros para as competições profissionais.
Recorde-se que a proposta conjunta de regresso ao regime de sorteio de árbitros, defendida por Sporting e FC Porto, tinha sido aprovada pelos clubes com 28 votos a favor e 16 contra. Faltava, no entanto, o «sim» a nível federativo para a proposta avançar, o que não se veio a verificar.
Até aqui tudo bem, pois o sorteio quase de certeza que não ia melhorar nada. Agora não percebo é porque é que o sr. Vítor Pereira tem de continuar no cargo, se ele é a causa de toda esta confusão (a maior parte dos clubes não confia nele para fazer as nomeações dos árbitros)… até para bem da sua dignidade ele já devia ter pedido a sua demissão… mas não, o que leva a querer que o tacho é bom… E o pior é que a direcção da federação parece que pensa o mesmo, todos dão a perceber que estão lá por interesse e não para escolherem o interesse do futebol em Portugal…
Aos jornalistas e no rescaldo da votação, Luís Duque, presidente da Liga de Clubes, confirmava que a proposta «foi recusada» mas que, ainda assim «o sinal está dado. A vontade da maioria dos clubes foi aqui manifestada».
A proposta de alteração do regulamento disciplinar, também proposta pela Liga, foi igualmente chumbada, mas com 45 votos contra e 20 a favor. Foram contabilizadas seis abstenções.