O corpo vai dando alguns sinais de que o coração pode não estar bem e analisá-los com atenção pode ser a melhor forma de evitar males maiores…
Pernas e tornozelos inchados? Dores de cabeça inesperadas e intensas? Então, o melhor é procurar a ajuda de um médico. Estes são apenas dois dos mais comuns sinais de que o coração não está bem e de que um possível ataque pode estar próximo.
Mas para além do aumento da pressão sanguínea, existem outros sinais igualmente comuns e também graves, como a constante sensação de cansaço e exaustão. Embora possa ser também um claro indicador de anemia, o cansaço extremo é também um indicador de problemas cardíacos, como explica a médica cardiologista Nieca Goldberg.
Em declarações ao site da revista norte-americana Cosmopolitan, a especialista revela que todas as pessoas devem prestar atenção ao seu nível de cansaço, contudo, são aquelas que têm um estilo de vida saudável e ativo as que devem ficar mais alarmadas com o aparecimento de cansaço repentino, seja a subir as escadas ou a dar pequenas caminhadas.
Embora não seja dos sintomas mais comuns, a verdade é que as dores de estômago podem também indicar problemas de coração, especialmente quando acompanhadas de azia. Por seu turno, as tonturas e os desmaios são os sintomas mais comuns e podem ser mais intensos quando a pessoa apresentam piores níveis de hidratação, o que faz com que o organismo entre em excesso de esforço e seja colocada uma maior pressão ao coração.
E para quem pensa que o ataque de coração provoca apenas uma dor no peito, a médica tem um alerta: aquela dor de pescoço e costas que tanto incomoda é um sinal a ter em conta e pode ser mesmo o único sintoma de ataque cardíaco.
Na hora de cuidar do coração, a dieta e o exercício fazem o mesmo.