A primeira edição do Porto Blues Fest está marcada para 26 e 27 de maio, no Palácio de Cristal, e vai homenagear o “rei dos blues”, B. B. King, e o “maior bluesman português”, Rui Veloso…
A estreia do festival, com três concertos em dois dias, conta com a participação da filha do mítico guitarrista, compositor e cantor norte-americano, Shirley King, que tocará na Concha Acústica do Palácio de Cristal juntamente com o seu “irmão” português.
Rui Veloso era chamado “my portuguese son” por B. B. King e foi o único português que com ele tocou em palco. Shirley King, não somente por causa do pai mas também pela sua própria carreira, é apelidada como “The daughter of the Blues”.
Além deste momento alto, que acontecerá no segundo dia do novo festival, o programa, que tem o apoio da Câmara do Porto, conta com outros artistas, estando a abertura a cargo dos portugueses Delta Blues Riders, às 22 horas do dia 26 (sexta-feira). Dois dos membros da banda, Paulo Veloso (voz, harmónica, guitarra e piano) e António Ferro (baixo) tocaram com nomes como Go Graal Blues Band, Rui Veloso, Mable John, Chris Jagger, Olan Christopher Bell e Zakiya Hooke.
Na mesma noite, a Concha Acústica recebe a dupla composta pelo britânico Julian Burdock e pelo espanhol Danny Del Toro. Julian Burdock foi dez vezes nomeado para os British Blues Awards, venceu o Blues & Soul Show Award for innovation 2016 e o New Brunswick Battle of the Blues 2011.
No sábado, dia 27, é a vez da homenagem a B. B. King, falecido a 14 de maio de 2015 com 89 anos, para que Shirley King convidou Rui Veloso, sendo esperado um concerto para ficar na memória de todos.
O bilhete único para o festival (25 euros) já está à venda na last2ticket, na ticketline e nos postos habituais.
Mais informações na página do festival no facebook.