Sérgio Conceição: “não é bater o recorde do FC Porto, é sim ganhar é que nos move”


Os Dragões estão a uma vitória de igualar o registo máximo de triunfos consecutivos por parte de uma equipa portuguesa e Sérgio Conceição prometeu uma equipa à procura dos três pontos…

O FC Porto recebe, esta segunda-feira, o Nacional, sabendo que, em caso de vitória, fará história, já que se irá tornar-se apenas na segunda equipa portuguesa de sempre a conseguir chegar aos 18 triunfos consecutivos em todas as provas. Se o mérito das 17 vitórias consecutivas é indiscutível, também é verdade que as últimas seis foram, no mínimo, sofridas, até porque todas elas foram conquistadas pela margem mínima.

Sérgio Conceição fez a antevisão da partida e prometeu uma equipa à procura dos três pontos.

Sobre o Nacional: Percebemos que é a melhor fase, não só em termos de resultados, como também naquilo que a equipa faz em campo. É a melhor fase a todos os níveis do Nacional e há outro dado interessante, que é a equipa que mais golos faz fora. Tem 13 golos a par do Benfica e isso é sinónimo de que vai à procura da baliza adversária. Estamos atentos a isso e a essa dinâmica no processo ofensivo do Nacional e temos de perceber o que é preciso para causar ‘mossa’, desequilíbrios nos último terço para podermos fazer golos. É um jogo difícil e temos que ir à procura dos três pontos, que é isso que nos interessa.

Sobre Pepe: Não quero muito entrar por aí, pois estamos na véspera de um jogo. Dissesse o que dissesse sobre o Pepe, amanhã dariam mais importância do que aquilo que é o mais importante, que é o jogo. Além disso, estamos a falar de um central, o Felipe amanhã não joga, tem que jogar outro central no seu lugar e por tudo isso temos que ter alguma sensibilidade.

Reforço Fernando Andrade: É um jogador que, dentro daquilo que eu penso e quero para a equipa, pode jogar como avançado, mais pela esquerda, também como ala. É um jogador que eu aprecio. Agora vamos ver… Este mercado de janeiro é bom para os grandes ‘tubarões’ que podem ir buscar jogadores que podem encaixar logo na equipa, pois a adaptação é por horas. Nós, FC Porto, vamos buscar soluções alternativas para aqueles que normalmente jogam. É um bocadinho diferente.

Lesão de Brahimi: Vamos ver amanhã… O Brahimi saiu com algumas queixas do jogo com o Desp. Aves, hoje foi ao campo de forma condicionada e amanhã vamos ver como está. Não é ‘buff’, não sei mesmo… Às vezes podem pensar que estou armado em artista, mas não é… (risos).

Liderança isolada: É sempre importante vencer! Nós estamos muito focados no que temos que fazer, nos três pontos e no nosso jogo. Depois estamos atentos ao que os outros fazem, mas não vivemos em cima disso. Vivemos em cima daquilo que é o trabalho diário e a preparação do jogo para depois termos uma resposta positiva e vencermos os três pontos.

Série de 17 vitórias seguidas: Se eu disser 25, e depois a 26.ª, não vou estar no jogo? (risos) O Marega disse isso no sentido de não é bater o recorde do FC Porto, é sim ganhar é que nos move. Acho que é por aí.

A única equipa sem empates: Temos ganho… (risos) É a única conclusão a que chegou depois das duas derrotas que tivemos. Vamos sempre à procura da vitória. É verdade que conseguimos, depois de estar a perder, não só empatar, como ganhar o jogo, mas vamos continuar sempre na procura do golo e procurar não sofrer.

Recorde-se que esse recorde absoluto pertence a Jorge Jesus, que o escreveu entre dezembro de 2010 e março de 2011, ao leme do Benfica.