Sérgio Conceição, treinador dos dragões, fez este sábado a antevisão do Clássico, entre Sporting e FC Porto, a contar para a Liga portuguesa…
O técnico portista até admitiu atribuir algum favoritismo aos leões, uma vez que o jogo é em Lisboa, mas diz que a motivação de jogar em Alvalade (ou na Luz) tem de ser a mesma de jogar no Dragão.
Análise treinador dos dragões ao Sporting:”Coletivamente é uma equipa muito forte, com ou sem bola, com um treinador de qualidade que está incutir a ambição e determinação de ganhar no clube. Vamos ter um jogo difícil, mas todas partidas são, mas estamos preparados para o desafio”.
Aposta em três médios: “Jogamos com três médios? Jogamos também com o Marega e Brahimi na posição de médio ala, ou seja, são cinco… o ponto de lance é o Aboubakar. Isso dos três médios é a mesma história de sempre, vocês puxam sempre por aí. Pensam que o equilíbrio de uma equipa são os médios, é um setor importante mas não quero entrar nisso”.
Ausência de André André: “O André está fora de convocatória, não vai jogar”.
O técnico portista e o favoritismo:”Acho que em todos os Clássicos é difícil atribuir favoritismo a uma equipa. É claro que o jogo em casa tem sempre uma percentagem a mais, teoricamente, porque tem os seus adeptos a puxar pela equipa e por aí fora. Há equipas que sentem desconforto em jogar fora, mas para mim tem de ser uma motivação jogar em Alvalade ou na Luz, tão grande como no Dragão. O desafio de provar às pessoas a nossa qualidade na casa do nosso ‘inimigo’ é uma maravilha. Esse carácter tem de estar presente, sem ser arrogante”.
Diferença de orçamentos: “Não quero comentar muito essa situação. O mercado de transferências e eu tenho um grupo de 24 jogadores de muita qualidade. Se calhar não gastamos tanto porque tínhamos os reforços em casa. Agora não é sinónimo que uma equipa é forte que a outra, até porque há muitas aquisições de valor assinalável que por vezes não rendem, não é a melhor. Neste momento, para mim, o meu grupo é o melhor da Liga portuguesa”.
À procura do primeiro triunfo diante do Sporting: “Aí é? não sei, se calhar é verdade. Nunca pensei, não dou muita importância às estatísticas”.
Sérgio Conceição brinca sobre recentes declarações de Jorge Jesus: “Eu pensava que nem vinha a Lisboa, mas como Jorge Jesus teve uma afirmação de que ganhava ao FC Porto e que já estava feito. Eu hoje disse aos jogadores, que não sei se valerá a pena dar despesa ao clube, sabendo que Jesus já dá como adquirida a vitória. Mas pronto, vamos inverter as coisas noutro sentido”.
Nervosismo para o jogo: “Eu vivo o jogo de uma forma apaixonada, a única coisa que me pode tirar o sono é os meus filhos durante a semana, mais nada. É verdade que sinto a adrenalina, mas não por que é contra o Sporting, isto acontece-me todas as semanas” .
Reação do treinador do FC Porto às palavras de Jesualdo Ferreira: “Concordo, é muito importante. Porque o Sporting ficar a cinco pontos na oitava jornada era muito bom, era um momento importante, mas não iria resolver nada, se não continuássemos no caminho da vitória”.
O Sporting-FC Porto, da 8.ª jornada da I Liga, está marcado para às 19h15 de domingo, no Estádio de Alvalade. Os dragões comandam a I Liga com 21 pontos, mais dois que os leões.