Sérgio Conceição na antevisão ao jogo da próxima jornada da Liga


Sérgio Conceição na antevisão ao jogo da próxima jornada da Liga, o treinador dos dragões falou neste sábado à comunicação social no lançamento da partida frente ao Braga deste domingo…

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, este sábado, em conferência de antevisão ao jogo com o Braga, no domingo, às 20h30, em jogo a contar pela 14.ª jornada da Liga Bwin, no estádio do Dragão.

Antevisão do FC Porto-SC Braga

Análise: Não podemos controlar aquilo que é a estratégia do adversário, o que podemos controlar é aquilo que é a nossa dinâmica no jogo para podermos ganhar.

Pós-Liga dos Campeões: Mais pela mudança de chip da derrota, não da competição. Mas esse jogo é passado, foi analisado por nós, foi visto o que fizemos e não fizemos para não o conseguirmos e nos treinos preparamos o jogo frente ao Braga.

Um Braga forte: É normal, o Braga tem equilibrado as contas com os ditos grandes nos últimos anos, tem se intrometido na luta para conquistar o campeonato, tem um treinador muito experimente e jogadores de alto nível, que jogariam nos chamados grandes. Estes jogos são sempre bons jogos, equilibrados, com qualidade. Esperamos isso amanhã, essa dificuldade, esse tipo de jogo, cabe-nos a nós manter o que temos feito no campeonato.

Atitude de Wendell: Para os comentadores sei que á sempre uma reação não positiva, não lidam comigo diariamente, não sabem o que digo aos meus jogadores. Se querem uma análise correta e de acordo com aquilo que vi no jogo, e é para isso que se fazem as conferências no final do jogo, sentimos mais dificuldade quando perdemos um jogador. Ele sabe disso, que não foi positivo para aquilo que queríamos naquele jogo. Sabe-se que foi um fator determinante para o resultado. Mas a culpa não é só de um jogador. Podem apontar: o Wendell vai ser titular amanhã.

Ausências no Braga: Faz lembrar uma pergunta que fizeram na antevisão ao Atlético Madrid, sobre as ausências na defesa. Vocês viram a boa exibição que eles fizeram a nível defensivo. Como já disse, o Braga tem um grupo experiente e profissional, o treinador claro que queria contar com todos os jogadores, mas não vai enfraquecer a dinâmica da equipa.

O jogo depende do que o FC Porto fizer: Nós temos consciência de que se formos fortes na abordagem ao jogo, o jogo vai para a dimensão que queremos. A vida do jogo é definida por nós. Depois contamos com alguns dos pontos fortes do Braga, depois terá também, como qualquer equipa, situações em que não são tão fortes. Então cabe-nos levar o jogo para o que queremos.

Como espera o Braga: Espero principalmente que a minha equipa faça um bom jogo, uma equipa que perceba, quando o adversário não tem bola, onde ele sofre, saber o que ele faz com bola, isso para nós é que é importante, não podemos controlar se o adversário vem de peito aberto, com linhas fechadas. Temos de olhar para o jogo sem esperar que determinado comportamento vai acontecer em 90 minutos.

Taremi e a seca de golos: Se vocês estiverem atentos ao jogo, no momento em que nós começamos a jogar diferente do que fazíamos, a presença dele na área não tem a ver com maior ou menos frescura. São momentos, os jogadores passam por momentos assim, mas isso faz parte do nosso trabalho. Há ciclos em que as coisas correm melhor, mas o que importa no fundo é o global, aquilo que se cria aqui. Em todas as jogadas em que a equipa chega ao último terço consegue criar situações de perigo. O importante é o processo. Se formos fiéis àquilo que somos, não será fácil defrontar este FC Porto.

Parabéns aos rivais: Somos suficientemente adultos para perceber que o jogo passou [com Atlético de Madrid, na Liga dos Campeões], e infelizmente não estamos nos oitavos. Aproveito para parabenizar as duas equipas que conseguiram passar, nós habitualmente estamos lá, este ano não conseguimos e há de olhar em frente. Nós temos de virar a página, temos olhar para a frente e trabalhar da mesma forma.

Falta de eficácia: O que se pode fazer é trabalhar, ainda hoje trabalhamos essas situações. Eu vou muito por aí, pelos automatismos, pelo trabalho que se faz diariamente. Antigamente, o FC Porto tinha jogadores que com meia oportunidade faziam golo. Não nos podemos esquecer que o Evanilson veio muito novo para aqui, vindo do Brasil, o Taremi veio do Rio Ave, agora é outro campeonato, o Toni Martínez veio do Famalicão. É trabalhar.

+ info: O FC Porto-SC Braga esta marcado para este domingo, às 20:30, jogo da 14.ª jornada da Liga Bwin, no estádio do Dragão. Confira os jogos e resultados do FC Porto no campeonato português.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!