O FC Porto empatou a um golo em Braga, mas o 4-1 no total da eliminatória transporta a equipa portista para a final da Taça de Portugal…
Três dias depois do triunfo por 3-2 na Pedreira, relativo à 27.ª jornada do campeonato, o FC Porto reencontra o Sporting de Braga no reduto bracarense, desta vez na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Para este jogo os dragões partem melhor devido à larga vantagem trazida do primeiro encontro da meia-final (3-0), disputado a 26 de fevereiro no Estádio do Dragão.
- AntevisãoNa liderança partilhada da Liga NOS com 66 pontos, o FC Porto chegou às meias-finais da Taça de Portugal ao deixar pelo caminho o Vila Real (distritais) na terceira eliminatória, o Belenenses (Liga NOS) na ronda seguinte, o Moreirense (Liga NOS) nos oitavos de final e o Leixões (Ledman LigaPro) nos quartos de final. Por sua vez, o Sporting de Braga, que ocupa a quarta posição do campeonato em igualdade pontual com o Sporting (58), afastou o Felgueiras (Campeonato de Portugal) na terceira ronda e o Praiense (Campeonato de Portugal) na etapa que se seguiu, antes de ultrapassar o Vitória de Setúbal (Liga NOS) nos oitavos e o Aves (Liga NOS) nos quartos.
Os azuis e brancos estão à procura do 17.º título na competição e os minhotos do terceiro, nesta que é a 79.ª edição da prova rainha do futebol português.
Convocados do FC Porto:
Informação indisponível no momento…
Convocados do Sp. Braga:
Informação indisponível no momento…
Histórico
FC Porto e Sporting de Braga já se defrontaram 153 vezes, sendo que os Dragões têm vantagem clara: venceram 107 vezes, ao passo que os arsenalistas apenas se impuseram em 20 ocasiões, havendo registo de 26 empates. Na Taça de Portugal, para além de uma igualdade, verificaram-se 13 vitórias azuis e brancas e somente quatro do conjunto minhoto, sendo que em casa dos bracarenses, nesta competição, o FC Porto triunfou em duas partidas, perdeu outras duas e ainda empatou uma vez. Do total de 71 duelos realizados em Braga entre os clubes, os portistas ganharam 39, saindo os locais vitoriosos de 15 desses confrontos e terminando 17 deles empatados.
Juízes da partida
A Secção Profisisonal do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Manuel Mota para arbitrar. O árbitro da Associação de Futebol de Braga terá como assistentes Nuno Eiras e Jorge Fernandes, sendo Vítor Ferreira o quarto árbitro. No videoárbitro estará Rui Oliveira, auxiliado por João Bessa Silva.
- Jogo ao minuto
- Onzes iniciais:
FC Porto: Fabiano; Maxi, Felipe, Militão, Manafá; Corona, Danilo, Óliver, Adrián; Fernando Andrade e André Pereira.
SC Braga: Marafona; Marcelo Goiano, Pablo Santos, Bruno Viana e Sequeira; Ricardo Horta, Palhinha, Claudemir e Murilo; Wilson Eduardo e Paulinho. - Suplentes:
FC Porto: Casillas, Brahimi, Marega, Loum, Mbemba, Otávio e Soares.
SC Braga: Tiago Sá, Ryller, Xadas, João Novais, Esgaio, Trincão e Dyego Sousa. - INICIO DA PARTIDA
- 9′ Bracarenses pedem penalti. Após consulta ao VAR, Manuel Mota manda jogar.
- 14′ Braga marca. Autogolo de Felipe. Após consulta ao VAR, Manuel Mota marca fora de jogo.
- 17′ Amarelo – Wilson Eduardo.
- 20′ Amarelo – André Pereira.
- 41′ GOLO! 1-0 – Paulinho.
- 90′ Dois minutos de tempo extra.
- FIM DA 1ª PARTE
- 53′ Amarelo – Felipe.
- 54′ Sai Adrián entra Otávio.
- 64′ Sai André Pereira entra Marega.
- 70′ Sai Ricardo Horta entra Xadas.
- 71′ Amarelo – Xadas.
- 73′ GOLO! 1-1 – Danilo.
- 76′ Sai Óliver entra Loum.
- 81′ Sai Claudemir entra Trincão.
- 81′ Sai Marcelo Goiano entra João Novais.
- 88′ Cartão Vermelho Felipe é expulso por acumulação de amarelos.
- 90′ Três minutos de tempo extra.
- FIM DA PARTIDA
- Crónica
O FC Porto apurou-se, esta terça-feira para a final da Taça de Portugal, após empatar a uma bola, frente ao Sporting de Braga, na Pedreira, em jogo da segunda mão das meias-finais.Paulinho marcou para os bracarenses (41m), mas Danilo igualou a contenda na segunda parte (73m). Num jogo onde os bracarenses tiveram tudo a seu favor, o mau jogo dos dragões e algumas falhas Manuel Mota, Paulinho no golo do Sporting de Braga deixa Filipe para trás em falta. Danilo foi a nota mais dos portistas.
Com o empate a uma bola no jogo da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal e com o triunfo por 3-0 da equipa portista na 1.ª mão, é a equipa de Sérgio Conceição quem carimba a passagem para a final no Jamor.
Estádio Municipal de Braga – SC Braga-FC Porto, 1-1
FC Porto: Fabiano; Maxi, Felipe, Militão, Manafá; Corona, Danilo, Óliver (Loum, 76m), Adrián (Otávio, 54m); Fernando Andrade e André Pereira (Marega, 64m).
Suplentes: Casillas, Brahimi, Marega, Loum, Mbemba, Otávio e Soares.
Treinador: Sérgio ConceiçãoVeja os melhores momentos
O FC Porto vence no Estádio Municipal de Braga e garante presença na final da Taça de Portugal no Jamor. - Jogo ao minuto