Rusgas de São João encerram festas do Porto


O programa oficial das Festas de São João do Porto, que este ano se iniciou a 23 de maio, encerra este sábado à noite com as Rusgas de São João, uma tradição integrada das Festas da Cidade que remonta a 1957 e que a Câmara Municipal do Porto decidiu recuperar há já alguns anos, envolvendo as várias freguesias da cidade.

Com início às 21 horas no Terreiro da Sé, as Rusgas de São João terão este ano um percurso diferente, uma vez que a exibição perante o júri terá agora lugar na Alameda das Fontainhas, depois de um desfile que percorrerá as ruas de Saraiva de Carvalho, Duque de Loulé, Alexandre Herculano e Passeio das Fontainhas, numa extensão total de cerca de 1.200 metros.

Tal como define o regulamento, cada rusga deverá ser formada obrigatoriamente por um mínimo de 30 elementos. Este ano, o conjunto das sete rusgas totalizará cerca de 1.420 participantes, com a mais pequena a ser composta por 45 elementos e a maior a ultrapassar os 300.

Embora livre, o tema de cada rusga deverá manter um cunho tradicional, evocando factos e costumes da história da cidade. A letra e música que acompanhará cada rusga deverão ser originais.

O júri, composto pelo historiador Joel Cleto, a bailarina Liliana Garcia (vencedora do concurso televisivo “Achas que sabes dançar?”), a figurinista Cristina Costa (Licenciada em História da Arte e fundadora da ACE – Escola das Artes), a diretora Executiva da Associação de Turismo do Porto, Helena Gonçalves, e o jornalista Secundino Cunha, terá quw apreciar a exibição de cada rusga e atribuir uma pontuação de acordo com a avaliação da coreografia apresentada, figurinos, cenografia e musicalidade.

Antecedendo a chegada das rusgas junto à bancada dos jurados, está programada a atuação da cantora Maria do Carmo no palco instalado na Alameda das Fontainhas, a partir das 21h00. Após o término do desfile, terá lugar o Grande Arraial de São João que marcará o encerramento oficial das seis semanas de celebração na cidade.

A rusga vencedora será anunciada na manhã domingo (amanha)…

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS RUSGAS

Fonte: porto.pt