Romário Baró é outro dos talentos da formação do FC Porto, médio de 19 anos, é outro dos jovens jogadores mais promissores em Portugal…
Nascido na Guiné-Bissau, Romário Baró começou a dar os primeiros pontapés no União Atlético Povoense, do concelho de Vila Franca de Xira. Após duas temporadas na formação do Sporting, passou para o FC Porto onde cumpriu as últimas cinco temporadas.
Com apenas 14 anos, foi colocado na equipa de Iniciados e desde logo justificou a aposta dos azuis e brancos. Na sua primeira época (2014/2015), Romário realizou 31 jogos e apontou 9 golos, tornando-se numa das principais figuras da equipa nesse escalão.
Lançado na equipa B dos azuis e brancos por António Folha, na época 2017/18, a sua primeira como júnior, Baró tem alternado entre a formação secundária dos dragões e os juniores.
Na presente época, o médio de 19 anos (25/01/2000), tem sido utilizado essencialmente na equipa B dos dragões onde fez mais de 30 jogos e mais de uma mão cheia de golos golos. Alem disso, Baró tem sido também um dos destaques da equipa sub-19 vencedora da UEFA Youth League. O médio com veia goleadora, acabou a Champions com seis golos. Foi dele o golaço nas meias finais que ajudou os dragões a chegar à final.
Dotado de uma excelente capacidade de transporte, Romário Baró apresenta-se como um médio centro de elevada categoria. Apesar do aspeto franzino, alia à sua grande qualidade técnica uma forte capacidade física, o que lhe permite ultrapassar qualquer adversário, mesmo os mais velhos e experientes. O médio imprime no seu jogo uma grande intensidade e chega com facilidade às zonas de finalização. É devido a esta sua qualidade no último terço do campo que, esta época, Romário tem jogado em posições mais ofensivas na equipa B.
Apesar de treinar ocasionalmente com a equipa principal, ainda não atuou sob as ordens de Sérgio Conceição, mas vai ter essa oportunidade, pois e um dos quatro jogadores da formação que farão a pré-época 2019/20 com o plantel principal dos azuis e brancos.
Internacional sub-19, Romário Baró conta com 34 internacionalizações nos vários escalões de formação de Portugal. Tem contrato até 2023, com cláusula da rescisão de 40 milhões de euros. E já se fala do interesse da Juventus.