Romário Baró, médio do FC Porto, com a conquista da UEFA Youth League, se converteu em talismã, escreve o jornal desportivo diário espanhol…
A afirmação de Romário Baró no FC Porto não passa despercebida além-fronteiras, em Espanha, o jornal Marca dedica, esta segunda-feira, na edição digital, um extenso artigo ao jovem médio de 19 anos… e sobram os elogios.
O diário espanhol recorda também as críticas à Sérgio Conceição por não apostar na formação dos azuis-e-brancos nos dois anteriores anos, ao contrário desta época. E escreve que foi “especialmente surpreendente e relevante” a titularidade de Baró no clássico com o Benfica, no Estádio da Luz.
A carta secreta de Conceição desarmou as águias e provocou a primeira derrota no campeonato de Bruno Lage com o Benfica. Baró travou as constantes subidas de Grimaldo na esquerda e criou superioridade numérica no centro, fechando os espaços junto a Urine, Marega e Zé Luís.
Mais do que pela técnica, destaca-se pela velocidade e determinação nas suas ações. Por vezes pode parecer um pouco ‘tosco’, mas com campo aberto e longe da ala é muito difícil de parar. É um jogador ideal para transições rápidas e contra-ataques. Romário Baró, um médio que “pode ocupar quase qualquer posição do meio-campo para a frente, desde fazer dupla de médios a jogar como segundo avançado, nas costas do ponta-de-lança.
Baró sobe bem no terreno, chega com frequência à zonas de finalização, mas o que mais Conceição gosta é a sua eficácia. No ataque, Baró simples, tentando não complicar, mas oferece sempre soluções por dentro, procurando sempre as costas das linhas ‘inimigas’ e libertando a ala para ‘Tecatito’ Corona, lateral direito improvisado.
Descreve o artigo que termina da seguinte forma: “Assim é Romário Baró, o ‘imitador’ de Zidane que desarmou o Benfica.”
+ info: Recorde-se que médio de 19 anos, que já confessou ver muitos vídeos de Zidane, um dos seus ídolos, destaca-se pela sua disciplina em campo. Baró tem contrato até 2023, com cláusula da rescisão de 40 milhões de euros.