Reduzir o leque de jogadores na folha salarial


FC Porto tem decisões a tomar sobre o plantel, e certamente quer reduzir o leque de jogadores na folha salarial, podendo negociar alguns destes ativos nas próximas semanas…

O FC Porto teve um autêntico plantel emprestado ao longo da temporada 2014/15. Foram 27 jogadores, a rodar em outros clubes nos últimos meses e são poucos os que parece ter o seu futuro definido.

O médio brasileiro, Carlos Eduardo, emprestado ao do Nice, marcou 10 golos em 30 jogos. Deixou aliás uma ótima imagem no clube francês, que pretendia a sua continuidade. Porém, o empréstimo não contemplava uma opção de compra.

Kléber, 25 anos, emprestado ao Estoril, Liga, marcou 12 golos em 30 jogos, e também o internacional argelino, Ghilas, emprestado ao Córboda, Espanha, marcou 7 golos em 28 jogos. Estes, foram informados, no dia seguinte a ir de férias, que terão de se apresentarem no dia 6 de julho, no Olival, para integrarem os trabalhos de pré-temporada do FC Porto.

Entre os jogadores que cumpriram períodos de cedência na última época há alguns casos de valorização desportiva e económica. Josué, por exemplo, fez uma grande temporada no Bursaspor e o clube turco pretende a sua contratação em definitivo. Mas continua sem saber o que lhe reserva o futuro.

Mas o clube portista deverá em tomar em breve decisões sobre outros jogadores em entram no último ano de ligação aos dragões. Tal como acontece com Alex Sandro, há sete atletas com vínculos que terminam em 2016: Rolando, Silvestre Varela, Kléber, Abdoulaye, Djalma, Pedro Moreira e Quiñones.

No top de utilização dos emprestados, estão Mauro Caballero (46 jogos), Pedro Moreira (41), Josué (38), Tozé (37), Carlos Eduardo e Kléber (30).
Na liderança dos goleadores, estão Caballero que fez 16 golos, mais que Kléber (12), Carlos Eduardo (10), Josué (9), Tozé e Célestim Djim (7).

Deste lote de 27 jogadores, há alguns que já tomaram conhecimento que estão no mercado como excedentários, que é o caso de Licá e Sami, ambos de 26 anos, que aguardam agora por propostas para sair. Quem já tem despedida anunciada é Marat Izmailov, que termina contrato com o FC Porto e irá procurar novo rumo para a sua carreira.

Lista e rendimento dos jogadores emprestados

Podes também conhece o calendário da Pré-época 2015/16 e ficae por dentro de tudo o que se está a passar com o plantel para 2015/16.