O diretor geral da Red Bull Air Race admitiu hoje que a etapa do circuito mundial anunciada para 2017 no Porto e em Vila Nova de Gaia pode voltar ao calendário da prova em anos futuros, se “for convidado”…
“Ficaríamos satisfeitos se voltássemos depois de 2017. Porto e Gaia são uma das melhores localizações mundiais do campeonato. É uma localização única. Estamos prontos para voltar se formos convidados”, destacou Erich Wolf, em declarações aos jornalistas no Porto, após o anúncio de que a competição de aeronaves regressa este ano ao rio Douro, a 02 e 03 de setembro.
As cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia vão receber a sexta e antepenúltima etapa do calendário de 2017 da Red Bull Air Race, naquela que é a “ultima corrida de aviões sobre água” deste ano, destacou Erich Wolf.
Durante três anos consecutivos, entre 2007 e 2009, uma etapa do campeonato internacional realizou-se no Porto e em Gaia, sobre o rio Douro, entre o viaduto de Massarelos e a Ponte Luiz I.
O diretor geral da Red Bull Air Race manifestou-se hoje “honrado com o regresso”, explicando que a organização procura ter “diversidade nas localizações” para as provas do campeonato.
Para Erich Wolf, “a arquitetura antiga” das margens do Douro no Porto e em Gaia é “uma paisagem espetacular”.
Já o trajeto da prova sobre o Douro é “realmente desafiante para os pilotos”, acrescentou.
O presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, revelou hoje que não vai haver bancadas pagas e que o evento “do Porto e de Gaia” é “gratuito” para quem quiser “assistir in loco” às corridas de aeronaves.
De acordo com a Red Bull Air Race, a competição integra atualmente “dois pilotos que subiram ao pódio no Porto — o norte-americano Kirby Chambliss e o australiano Matt Hall”.
“No entanto, não há um único piloto no ativo que tenha alcançado uma vitória” nas provas sobre o Douro”, observa.
Em setembro, a competição segue “os moldes originais” do evento, com as qualificações no sábado e a corrida no domingo, acrescenta a organização.
A Red Bull Air Race integra atualmente duas classes: uma para pilotos consagrados (Master Class) e outra para novos talentos (Challenger Class).
É nesta categoria que, em 2016, a francesa Mélanie Astles se estreou como a primeira mulher a competir na prova.
O campeonato mundial integra 23 pilotos em representação de 15 países e o atual detentor do título é o alemão Mathias Dolderer, indica a organização.
“Para além da novidade do Porto, o calendário de 2017 destaca-se, também, pelo regresso da etapa norte americana de San Diego [15 e 16 de abril] e pela estreia em Kazan, na Rússia [22 e 23 de julho]”, descrevem.
A temporada de 2017 arrancou a 10 e 11 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos e inclui, ainda, provas em Chiba, Japão (03 e 04 de junho), em Budapeste, Hungria (01 e 02 de julho), em Lausitzring, Alemanha (16 e 17 de setembro) e no circuito de Indianápolis, Estados Unidos da América (14 e 15 de outubro).