A Quinta de Bonjóia, com cerca de 40.000 m² e uma casa do séc. XVIII (de traça atribuída ao arquiteto Nicolau Nasoni), rodeada de jardins e mata…
Em 1758, a Quinta foi adquirida por Dom Lourenço Amorim da Gama Lobo. Natural de Ponte de Lima, era Fidalgo-Cavaleiro da Casa Real, Senhor da Casa do Campo das Hortas. Foi Dom Lourenço Amorim da Gama Lobo quem mandou construir a Casa actualmente existente. A obra de pedraria foi executada por Miguel dos Santos, contratado a 1 de Março de 1759. O risco foi atribuído por Robert Smith ao italiano Niccolò Nasoni, celebrado autor da Torre dos Clérigos e do Palácio do Freixo, a quem também atribuíra a autoria das Quintas da Prelada (dos Noronha e Menezes) e de Ramalde (dos Pereira Leite), com parecenças nítidas com a Casa de Bonjóia.
A casa sofreu algumas alterações pontuais e, sobretudo, uma enorme degradação, estando meia arruinada quando, em 1995, foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto. Depois de algumas obras de restauro, tem servido de sede a fundações do foro social.
Este espaço proporciona aos seus visitantes um vasto conjunto de equipamentos, onde se pode organizar e/ou realizar festas, jantares, conferências, reuniões, atividades promocionais, aulas de formação, concertos, provas desportivas, desportos radicais e muitas outras atividades.
Os espaços incluem um restaurante/formação equipado com cozinha industrial e um bar, um moderno centro de formação; ringue desportivo com balneários, salas para conferências e/ou reuniões e a Casa da Brincad’Eira, especialmente pensada para crianças e jovens.
Nesta quinta tem a sua sede a Fundação Porto Social, instituição de direito privado sem fins lucrativos, cuja missão é a de ‘promover a inclusão e a coesão social’ no concelho do Porto. Edifício classificado como monumento de interesse público.
Quinta de Bonjóia
Endereço: Rua da Bonjóia 185, 4300-082 Porto, Portugal
Email: fundacaosocial.porto@bonjoia.org
Tel.: +351 225 899 260 | Fax: +351 225 899 269
Website: www.bonjoia.org
Latitude: 41.153148 | Longitude: -8.576717