Quem vai ser campeão? Tetra em risco!


Quem vai ser campeão? Faltam nove jornadas e várias análises são possíveis fazer nesta altura. Contudo, em todas elas a vantagem tende para os dragões, com uma diferença mínima de um ponto entre as duas equipas e ainda um confronto direto pela frente e cada vez mais próximo…

Num passado recente todos diziam que o FC Porto iria ter mais dificuldades na segunda ronda da Liga, mas afinal depois de algumas analises não é vem assim. A vantagem, embora que ligeira, tende agora para os dragões.

Quando analisado o que falta ao FC Porto e Benfica é possível detetar que o Benfica tem dificuldades com Sporting, Boavista e o próprio FC Porto que, além do Benfica, costuma ter vida difícil em Moreira de Cónegos. E se nada de anormal acontecer, o mais provável é que o futuro campeão nacional tenha mais de 80 pontos. Se seguirmos a história, veremos que:

O que falta ao Benfica: FC Porto, Sporting e Boavista são os rivais que, pelas probabilidades, mais problemas podem trazer ao Benfica. Com vitoria nos outros seis jogos, a média indica que poderão somar entre 20 e 23 pontos, num total de 27 que ainda faltam. Ou seja, no melhor cenário de probabilidades (empatar com FC Porto e Boavista e ganhar em Alvalade) o Benfica somaria 86 pontos no final da época. No pior cenário (perder com FC Porto, empatar com Boavista e Sporting) ficaria com 83.

O que falta ao FC Porto: A deslocação à Luz e a Moreira de Cónegos são os jogos que, pelos dados históricos, mais problemas podem trazer ao FC Porto. De qualquer forma, os resultados conseguidos indicam que ganhar nos dois terrenos é tão provável como empatar. Assim, os dragões, com vitoria nos outros sete jogos, no melhor cenário de probabilidades, somariam os 27 pontos que ainda estão em disputa. No pior cenário (empatando na Luz e no Minho) ficar-se-iam pelos 23. Isto traduz-se numa margem entre 85 e 89 pontos no somatório final.

Então, o melhor cenário probabilístico do Benfica, ou seja, terminar com 86 pontos, pode não chegar para ser campeão, se o FC Porto estiver ao nível que tem conseguido frente aos adversários que tem pela frente (e mesmo empatando na Luz para que o Benfica atinja o seu melhor cenário), visto que os dragões têm probabilidades de chegar aos 87, sem ganhar em Lisboa.

Por outro lado, o pior cenário do FC Porto (85 pontos) pode chegar se o Benfica também se ficar pela pior probabilidade, onde só somaria 83. Ou seja, se o FC Porto fizer o que tem vindo a fazer nos últimos dez encontros com os rivais que tem pela frente será campeão nacional. O Benfica, se não for superior ao que indica a média, corre o risco de perder o tetra.

Tudo isto são números, estatísticas e registos históricos, e valem o que valem, mesmo que tenhamos de esperar para conhecer o futuro campeão nacional, não deixa de ser interessante estes resultados.

Fonte: maisfutebol