Quantas criticas! Eis a nossa resposta: 3 pontos


V. Guimarães 0 – 2 FC Porto. Numa crítica da crítica, para aqueles que sentem o “bafo do dragão” não vou dizer nada mais que… Resumindo, simplificando, eis a resposta: três pontos…

O FC Porto venceu neste sábado na visita ao V. Guimarães por 2-0 para a 21ª jornada da Liga. O resultado mantém distâncias na Liga, com os dragões a um ponto do líder Benfica.

Soares e Diogo Jota foram os marcadores de serviço

Tiquinho Soares, de volta a Guimarães depois de ter deixado o clube no mercado de janeiro para rumar ao Dragão, inaugurou o marcador aos 36 minutos. O segundo golo do jogo só chegou aos 85m, apontado por Diogo Jota, que tinha saído do banco pouco antes.

Num jogo bem disputado, mas nem sempre bem jogado, o resultado acaba por ser justo face à eficácia dos dragões no momento da finalização.

Muita luta, pouco espetáculo

A primeira parte ficou marcada pelo duelo a meio-campo protagonizado pelas duas formações. Muita intensidade, muita luta, mas as oportunidades de golo não apareciam. Só aos 36 minutos é que o FC Porto ameaçou e… acabou mesmo por inaugurar o marcador.

O tento motivou uma reação do V. Guimarães, com a formação orientada por Pedro Martins a mudar o registo até então adoptado na partida. Raphinha foi o protagonista da melhor oportunidade do V. Guimarães mas o remate do brasileiro acabou por sair ao lado da baliza à guarda de Casillas, que estava completamente batido.

Segunda parte foi mais do mesmo

Os segundos 45 minutos foram uma réplica do que aconteceu na primeira parte do jogo. Apesar de bem disputado, faltavam oportunidades de perigo para os dois lados.

Nuno Espírito Santo pareceu não gostar do via, lançando Corona para o lugar de André Silva. A formação azul e branca acabou por assimilar de forma positiva tal mudança tática, ao mesmo tempo que pareceu mais rápida nos processos.

O segundo golo dos dragões acabaria por chegar. Diogo Jota, recém entrado no encontro, fechou o jogo aos 85 minutos, depois de uma assistência de Alex Telles.

O resultado manteve-se até final e o FC Porto continua na perseguição ao Benfica, estando a apenas um ponto dos encarnados.