Quarta-feira, 27 de maio de 1987, às 19h15 tinha início a famosa final da Taça dos Campeões Europeus desse ano, no Estádio do Prater, em Viena.
FC Porto e Bayern Munique defrontavam-se numa partida na qual os alemães eram apontados como favoritos por quase todos os adeptos e especialistas. O clube azul e branco já havia estado numa final europeia três anos antes, contra a Juventus, na Taça das Taças.
[video_embed video=”” parameters=”” mp4=”https://invictadeazulebranco.pt/wp-content/uploads/2015/05/viena-final-1987.mp4″ ogv=”” placeholder=”” width=”” height=”” class=”text-center”]
O Bayern Munique era favorito, não tivesse ele cilindrado o Real Madrid nas meias-finais por 4-1. Os milhares de alemães presentes na capital da Áustria foram os primeiros a celebrar quando Kögl inaugurou o marcador de cabeça, após um lançamento lateral, aos 25 minutos da primeira parte.
No entanto, depois do descanso, aos 77 minutos, surge o momento da noite, o calcanhar de Madjer que fez o empate. O argelino lesionou-se segundos depois e, mal reentrou, protagonizou uma jogada individual de outro nível para assistir Juary para o golo da reviravolta quando estavam recorridos 79 minutos. O clube da Invicta derrubara assim o gigante Bayern Munique, com o resultado final de 2-1.
Era o primeiro título europeu do FC Porto. Que o diga, o capitão João Pinto que pegou na taça e deu a “volta olímpica” sempre com o troféu nas mãos, não cedendo o prazer a qualquer companheiro.
Iniciar-se-ia, aqui, a verdadeira hegemonia do FC Porto que todos conhecemos. Desde a conquista sucessivos campeonatos nacionais, Taças de Portugal e Supertaças. A nível Internacional juntou presenças assíduas nas competições europeias e mais taças: Supertaça Europeia (1987), Taças Intercontinental (1987, 2004), Taça dos Campeões Europeus (2004) e Taça Uefa/Liga Europa (2003 e 2011).
Ficha do jogo:
Data: Quarta-feira, 27 de maio de 1987
Hora: 19h15
Resultado: FC Porto 2-1 Bayern Munique
Local: Estádio do Prater, em Viena
Assistência: 56 mil espectadores
FC Porto: Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio (Frasco); Quim (Juary), Jaime Magalhães, Sousa e André; Futre e Madjer
Treinador: Artur Jorge.
Bayern Munique: Pfaff; Winklhofer, Nachtweih, Eder, Pflüger; Flick (Lunde), Brehme, Matthäus, M. Rummenigge; Hoeness e Kögl.
Treinador: Udo Lattek.
Marcadores: Ludwig Kögl (24′); Rabah Madjer (77′) e Juary (79′)