Praias do Porto garantem Bandeira Azul em 2018


Praias do Porto garantem Bandeira Azul em 2018, mais uma época balnear a começar e novamente em oito praias da cidade, trajam de azul e dourado, atestando de modo oficial a qualidade da água e das areias da cidade…

Após a vistoria da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em representação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), o Porto manteve a “Bandeira Azul” e a “Qualidade ouro” em oito das suas praias, mantendo ainda o galardão de “Praia Acessível” nas praias do Homem do Leme e Carneiro.

Na sequência da renovação destes atestados de qualidade, a Câmara do Porto lança, através da empresa municipal Águas do Porto, o conceito de imagem “Lufada de Mar Fresco” que, neste ano, cobre todos os equipamentos das praias do Porto, lembrando as antigas barraquinhas de praia e fazendo assim a ligação ao tema anual do Programa Bandeira Azul que, em 2018, é “O Mar que Respiramos”. O objetivo desta campanha é chamar a atenção para a importância das florestas marinhas e do seu papel na qualidade do ar.

A “Lufada de Mar Fresco” decorre em paralelo com o hastear da Bandeira Azul em tr~es zonas balneares da frente marítima do Porto, numa faixa litoral contínua que se estende desde a foz do rio Douro até à zona do Homem do Leme, abrangendo no total oito praias de banhos.

A atribuição deste galardão pela ABAE atesta a qualidade das águas balneares, assim como dos equipamentos e serviços de apoio.
A par da Bandeira azul, todas as praias acima referidas ostentam ainda a bandeira “Qualidade Ouro”, galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus já em 2017 e que se mantém em 2018.

Para receber a classificação de água balnear com qualidade ouro, uma zona balnear tem de apresentar qualidade de água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares e todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da diretiva europeia sobre as águas balneares.

A Zona Balnear do Castelo do Queijo é a única que não tem nenhum dos galardões, mas que, ainda assim apresenta uma qualidade “boa” para a prática balnear (para a Bandeira Azul é necessário qualidade “excelente”).

Por outro lado, o Porto tem duas praias adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, respondendo assim aos requisitos do Programa “Praia Acessível, Praia para Todos”. São as praias do Carneiro e do Homem do Leme que estão preparadas para receber pessoas com problemas de mobilidade, cumprindo com todas as exigências relativas à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

O Programa “Praia Acessível, Praia para Todos!” visa promover o acesso de todos os cidadãos às praias portuguesas, independentemente da sua idade, de eventuais dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade. Entre os vários serviços e infraestruturas adaptadas a cidadãos com mobilidade reduzida disponíveis nestas praias, destacam-se:

As instalações sanitárias; Os acessos com rampas e corrimãos; A existência de um equipamento anfíbio de apoio ao banho e um serviço de apoio à utilização do mesmo (*); Lugares de estacionamento nas imediações das praias; Restaurante junto à praia.

(*) O serviço de apoio ao banho para pessoas com mobilidade condicionada é gratuito. É prestado pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, mediante marcação prévia através dos contactos abaixo, durante toda a época balnear, ou seja, entre 15 de junho e 15 de setembro.

Fonte: www.porto.pt

Notícias Populares