Praça Mouzinho de Albuquerque


A Praça de Mouzinho de Albuquerque, popularmente conhecida como Rotunda da Boavista, é a maior praça da cidade do Porto.É também um dos locais associados às típicas festas do S. João, que ocorrem a 24 de Junho, dia da Cidade…

Rotunda ou Praça, data do início do séc. XX e tem um traçado formal em torno do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, projeto do escultor Alves de Sousa e do arquiteto Marques da Silva.

É o monumento mais importante da cidade do Porto. Revive as Guerras Peninsulares, as Invasões Francesas. Ao cimo, um leão vence e massacra uma águia, ambos enormes. Esta é o símbolo do imperador Napoleão Bonaparte. O leão é a marca real de Inglaterra. Na coluna, simboliza a aliança luso-britânica que combateu o invasor, pela liberdade e solo pátrio. Transmite a vitória da coragem e liberdade ante a opressão.

A partir de 1876 passam a realizar-se aqui as Feiras de São Miguel, transferidas da Cordoaria, e as Feiras dos Moços vindas da Praça de Carlos Alberto. Há cerca de um século acolheu touradas, tendo também ficado célebres as corridas de bicicletas.

Originalmente desenhado por Jerónimo Monteiro da Costa, os seus caminhos prolongam as avenidas que para si confluem, definindo espaços de estadia. Todo o espaço devolve-se centrado num canteiro interior que acolhe o monumento. Neste jardim, convivem lado a lado camélias, liquidâmbares, braquiquitos e tílias, entre outros elementos arbóreos notáveis como sejam as palmeiras de leque classificadas como de interesse público.

Nos finais do século XX, a Rotunda albergou durante vários anos a Feira do Livro do Porto e foi um polo importante das Festas Sanjoaninas. Mais recentemente foi alvo de uma remodelação, no âmbito da construção da Casa da Música.

Praça Mouzinho de Albuquerque

Endereço: Rotunda da Boavista – Praça Mouzinho de Albuquerque, 4050 Porto, Portugal
Latitude: 41.157974 | Longitude: -8.629112



Lugares Populares