Ânimas – Porto, renova certificação mundial de treino de cães de ajuda


A Associação do Porto sem fins lucrativos, Ânimas viu renovado por cinco anos a certificação mundial de treino de cães de ajuda…

A Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social – Ânimas, do Porto, viu renovado por cinco anos o certificado de membro da Assistance Dogs International/Assistance Dogs Europe, disse à Lusa o secretário-geral, Abílio Leite.

“A Assistance Dogs International (ADI) é a entidade que regula a nível internacional o treino de cães de assistência e da formação de treinadores e esteve na semana passada no Porto a fazer uma auditoria à Ânimas”, explicou aquele responsável.

A auditoria incidiu, acrescentou Abílio Leite, “sobre a parte administrativa, como é feita a seleção dos candidatos a cães de assistência, se esta está ajustada à deficiência que apresenta, mas também a parte prática”.

“O treino dos cães, os registos semanais e mensais da sua evolução, os problemas e estratégias adotadas para ultrapassar essas dificuldades” foram outras das áreas que a auditora seguiu de perto e que terminou com ela a “assistir a uma sessão de formação para ver a interação entre o treinador e o cão”, explicou.

E prosseguiu: “para se avaliar a importância desta certificação, a British Arways – companhia aérea britânica – só permite nos seus voos cães de assistência certificados pela ADI”.

“Sentimo-nos orgulhosos. Portugal deve estar orgulhoso por ter uma entidade, a Ânimas, entre as melhores a nível mundial”, lê-se no comunicado enviado à Lusa pela instituição.

A Ânimas é uma associação sem fins lucrativos cuja ação visa “a cedência de forma gratuita de cães de assistência”, cujo desempenho aumenta a autonomia e a funcionalidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e está também certificada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.