Ponte de D. Maria Pia – Porto


A ponte de D. Maria Pia, foi inauguração em 4 de Novembro de 1877, foi presidida pelo rei D. Luís I e pela Rainha D. Maria Pia, que lhe deu o nome…

Obra construída “no limite das possibilidades clássicas da construção metálica “, disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris. Na sua época a Ponte D. Maria Pia foi uma obra de engenharia que deslumbrou portugueses e estrangeiros.

A Ponte de D. Maria Pia foi a primeira grande obra de Gustavo Eiffel, em colaboração com Theóphile Seyrig, tendo sido utilizada durante 114 anos. A construção da Ponte iniciou-se em Janeiro de 1876, concluindo-se em Outubro de 1877. Ocuparam-se 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro.

As dimensões exigidas pela largura do rio e das escarpas envolventes, foi considerado o maior vão construído até essa data, aplicando métodos revolucionários para a época. Testes à segurança foram efectuados como o emprego dos meios existentes e essa segurança foi largamente comprovada pela utilização, durante mais de 100 anos, ao serviço do caminho de ferro.

Esta Ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa Porto, proporcionou uma maior cultura para o Porto e as suas gentes. Evoluíram os tempos e em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de São João, a de D. Maria Pia, foi desactivada.”

Foi classificada em 1982 como Monumento Nacional e em 1999 foi internacionalmente reconhecida como um marco histórico da engenharia civil pelo seu carácter inovador.

Ponte de D. Maria Pia – Porto

Endereço: Avenida de Gustavo Eiffel, 4000-101 Porto, Portugal
Latitude: 41.139746 | Longitude: -8.597168

Lugares Populares