O arco da Ponte da Arrábida é, à sua maneira, um arco do triunfo. Por lá venceu o engenho na arte de fazer pontes. Reza a história que vieram estrangeiros ao Porto, aquando da sua construção, para ver o arco cair…
É considerada uma obra-prima da engenharia de pontes. Foi inaugurada a 22 de junho de 1963. Quando foi concluída, em 1963, constituía a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo, com 270 metros. Foi a primeira ponte sobre o Douro integralmente concebida, projetada e construída pela Engenharia Portuguesa. O seu projetista, Edgar Cardoso, notabilizou-se como projetista de pontes. É monumento nacional desde 2013.
A Ponte da Arrábida, atinge 70m acima do nível médio das águas. Os quatro grandes pilares que rematam a zona central da ponte apresentam esculturas em bronze, integradas no espírito inovador e na estética modernista da Ponte.
Esta ponte é atravessada pela Autoestrada nº 1 (A1) ligando a zona do Campo Alegre, no lado do Porto, à zona da Arrábida, no lado de Vila Nova de Gaia. Obra classificada como monumento nacional.
A partir de 24 de junho de 2016, o arco da Ponte da Arrábida passou a poder ser vencido a pé, escada a escada. São 262 degraus que prometem levar os visitantes à “vista mais secreta da cidade do Porto”. Não se recomenda a quem tenha vertigens, mas não se trata de uma prova radical. O uso de um arnês é obrigatório. Mais detalhes em: www.portobridgeclimb.com.
Ponte da Arrábida – Porto
Endereço: Ponte d’Arrábida, Via de Cintura Interna, 4150 Porto, Portugal
Latitude: 41.147382 | Longitude: -8.640267