O Festival Eurovisão da Canção terminou e Salvador Sobral amou por 11 milhões de portugueses, conseguindo a primeira vitória para Portugal desde que entrou neste concurso, em 1964. Obrigado, Salvador…
Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção que se realizou esta noite em Kiev, na Ucrânia. O intérprete de “Amar pelos dois”, música composta pela irmã, a também cantora Luísa Sobral, conseguiu 758 pontos. É a primeira vez que Portugal, participante no certame desde 1964, vence o concurso.
Na votação do júri, o nosso país recebeu 12 pontos, a pontuação mais alta, da Suécia, São Marino, Letónia, Israel, Espanha, França, Lituânia, Arménia, Islândia, Sérvia, Suíça, Holanda, Geórgia, Hungria, Eslovénia, Polónia, Reino Unido e República Checa. “Salvador tem uma voz doce e mágica”, disse a porta-voz da Lituânia.
Portugal recebeu também a votação mais alta do público, sagrando-se assim vencedor. E ouviu-se gritar “Portugal” em Kiev.
O cantor português Salvador Sobral, o artista de 27 anos que levou o país a um patamar onde nunca tinha antes estado neste concurso: a vitória. Salvador ganhou mas já tinha vencido várias vezes. Na opinião pública, nas redes sociais, nas apostas e no restabelecimento do talento simples como critério de avaliação.
A canção que o permitiu, aliada à prestação singular de Salvador é “Amar pelos dois”, uma melodia que dizem ter laivos de jazz e um cheirinho a Disney, onde o tema é entrega incondicional e amor. A letra foi escrita pela irmã de Salvador, a também cantora Luísa Sobral.
Veja ou reveja o Festival Eurovisão da Canção no vídeo abaixo: