O músico Pedro Melo Alves, de 25 anos, venceu a 2.ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti, anunciou a Portugal Jazz – Associação Sons da Lusofonia, promotora do galardão…
De acordo com a Portugal Jazz, o premiado, natural do Porto, foi o escolhido pelo júri do galardão, composto pelos pianistas Mário Laginha e Carlos Azevedo, e pelo saxofonista Carlos Martins.
O jovem músico iniciou-se na bateria em projetos de rock/fusão, tendo depois estudado piano clássico e teoria do jazz. Atualmente frequenta o curso de composição da Escola Superior de Música de Lisboa, faz parte dos projetos The Rite of Trio (Carimbo Porta-Jazz 2015) e Catacombe (Raging Planet 2014), como baterista e compositor, e tem composto música para teatro e dança.
O prémio tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de competências na área da composição de música improvisada, em Portugal, e dar oportunidade a jovens compositores portugueses de gravarem e divulgarem o seu trabalho.
As composições vencedoras serão tocadas pelo Ensemble Portugal em Jazz, um grupo de jovens até aos 30 anos, criado especificamente para o efeito, e apresentadas entre 07 e 09 de abril deste ano na Festa do Jazz, que terá lugar no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
O prémio é uma iniciativa do programa Portugal Jazz – Associação Sons da Lusofonia, apoiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, em parceria com a Casa Bernardo Sassetti e a Antena 2.
A associação Sons da Lusofonia criou o Prémio de Composição Bernardo Sassetti para incentivar a criação musical de jovens músicos na área do jazz e para homenagear aquele autor, falecido em 2012.