Parque da Asprela o novo pulmão verde cidade fica pronto em 2020


O Parque Central da Asprela, o novo pulmão verde da Cidade do Porto, fica pronto em 2020. Um dos grandes projetos da Câmara do Porto em termos da estratégia municipal para as alterações climáticas…

Estima-se que o Parque Central da Asprela esteja pronto no primeiro semestre de 2020 o novo pulmão verde da cidade. Obra de 1,7 milhões de euros conta com um milhão de apoio do Fundo Ambiental e está a ser projetado por uma equipa de especialistas que encaram o grande desafio do controlo hidrográfico da Ribeira da Asprela e todas as outras ribeiras circundantes como uma oportunidade para criar um espaço paisagístico único no Porto, aprazível não só para fruição da população, mas também como solução de atravessamento (pedonal ou ciclável) para a comunidade académica que, diariamente, estuda e trabalha nesta zona da cidade.

O novo parque terá caminhos, pontes e passadiços, estimulando a circulação pedonal ou noutros modos suaves, como a bicicleta, e o projecto, que envolve, a sul e poente, os terrenos da faculdade de Desporto, contempla ainda a instalação de um campo de futebol e construção de um edifício, parcialmente suportado em estacaria de madeira, que acolherá uma cafetaria. A obra, desenhada pelo arquitecto Francisco Guedes de Carvalho, será, explicou Farinha Marques, um ponto de encontro, e de convívio, numa zona hoje dada a algumas actividades marginais, dado o abandono em que se encontra.

A área total do Parque Central da Asprela será superior a 60.000 m2 e terá mais de 54.700 m2 de áreas verdes, prevendo-se que a permeabilidade atinja os 91%, considerando-se as 754 árvores que o espaço verde terá.