Palácio do Freixo – Erguido pelo cónego D. Jerónimo de Távora e Noronha, senhor abastado de Entre Douro e Minho, herdeiro do deão da Sé do Porto, D. João Freire, responsável pela vinda de Nicolau Nasoni para a cidade do Porto em 1725, escolheu-o para o projeto…
O Palácio do Freixo foi edificado em meados do séc. XVIII é um dos mais notáveis monumentos do barroco civil português, da autoria do arquitecto Nicolau Nasoni. O edifício apresenta planta quadrangular, com quatro torreões salientes em cada ângulo cobertos por telhados em pirâmide.
O interior do palácio é extremamente rico, grande parte dos compartimentos têm frescos, assim como bem executados tectos de estuque, alguns de matiz oriental. A pintura ilusória com temas alegóricos é comum no interior do palácio, grande parte executada pelo próprio Nasoni.
O jardim foi claramente desenhado segundo a tradição italiana, com esculturas e com uma vista magnífica sobre o rio.
Funciona como Pousada de Portugal, preservando toda a fachada dos seus edifícios, classificados como Monumento Nacional desde 1910, sendo constituída por dois edifícios distintos que se encontram ligados: o do Palácio e o da antiga Fábrica de Moagens Harmonia. Local com condições para grandes eventos, encontros e reuniões.
Palácio do Freixo – Porto
Endereço: Av. Escritor Costa Barreto 421, 4300-316 Porto, Portugal
Email: guest@pousadas.pt
Tel.: +351 225 311 000
Latitude: 41.142629 | Longitude: -8.574794