Operação Tampinhas permite entregar equipamentos a 50 entidades do Porto


Cinquenta entidades do Grande Porto receberam ontem material e equipamento ortopédico no valor de 24 400 euros, como resultado de mais uma edição da Operação Tampinhas da LIPOR…

A Lipor entregou equipamentos no valor de 24.400 euros, a 50 entidades do Grande Porto no âmbito da 13.ª fase da Operação Tampinhas, que resultou na recolha de 46 toneladas de tampas plásticas. Almofadas, andarilhos articulados, cadeiras de banho, canadianas, camas articuladas, colchões antiescaras e desfibrilhadores, entre outros equipamentos, sendo que o material mais procurado são as cadeiras de rodas (24 entregues nesta fase).

Em sessão realizada recentemente no auditório da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, em Baguim do Monte, Gondomar, o vice-presidente da Câmara do Porto e administrador da LIPOR, Filipe Araújo, falou de “consciência social” para apontar esta iniciativa como o exemplo de que “um pequeno gesto pode ajudar muitos”.

A Operação Tampinhas consiste na separação das tampas de plástico de embalagens que são entregues separadamente na Lipor, bem como outras instituições associadas à campanha. Desde o seu lançamento, em abril de 2006, já foram apoiadas 524 entidades e/ou pessoas em nome individual com mais de meio milhão de euros em equipamentos. No total já foram distribuídos 1.437 equipamentos, 346 dos quais cadeiras de rodas, 126 camas articuladas e 118 colchões tripartidos.

Qualquer pessoa pode participar recolhendo tampinhas de plástico e entregando-as separadamente na LIPOR ou nas instalações das Câmaras Municipais associadas, bem como em instituições públicas ou privadas da região. Saiba como ajudar, aqui.