Este fim de semana a arquitetura volta a estar de portas abertas, o 4.º Open House vai levar o público a conhecer 65 exemplares ligados à arquitetura industrial no Porto, Gaia e Matosinhos…
Organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, a edição de 2018 do Open House afirma-se como “a melhor de sempre” e consolida o roteiro com 65 espaços, ou seja, mais cinco do que na edição anterior, sendo 70% deles inéditos. Será, por isso, “uma oportunidade única para se descobrir e usufruir de locais singulares, novos ou antigos, prostrados no tempo, recuperados ou reconstruídos”, avançam os arquitetos Inês Moreira e João Paulo Rapagão, comissários do evento.
O Open House conta com a parceria estratégica das Câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos e pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano, valorizando o fator novidade. À semelhança da edição anterior, decorrerá também em alguns espaços do roteiro um conjunto de ações paralelas que constituem o “Programa Caleidoscópio”. Este visa apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços, voltando a apostar na dinamização de atividades e visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão, as crianças e famílias, assim como os cruzamentos interdisciplinares com outras artes.
O grande evento anual volta assim a apostar em permitir a descoberta gratuita da excelência do património arquitetónico nos três municípios que integram a Frente Atlântica. Visite o site oficial para saber mais detalhes.