A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, no Porto, deverá começar a ser construída em julho, estando a sua abertura prevista para agosto ou setembro de 2018, revelou hoje a presidente do Conselho de Administração…
Durante a apresentação da programação de Serralves para 2017, a presidente do Conselho de Administração da fundação, Ana Pinho, referiu que o projeto para a casa museu está a ser implementado, estando o júri a fazer a escolha da empresa que fará a gestão da obra havendo, depois, um concurso para a escolha da construtora.
O espaço previsto para acolher o espólio do realizador será dotado de um anfiteatro e de um local para exposições, e vai ser erguido no extremo nordeste do Parque de Serralves, com um projeto do arquiteto Siza Vieira que aproveitará a antiga garagem do conde de Vizela.
Em maio de 2016, o Ministério do Planeamento e Infraestruturas anunciou a aprovação da candidatura a fundos comunitários da Fundação de Serralves para o projeto, que representa um investimento de 3,7 milhões de euros.
Em abril de 2015, aquando da morte do cineasta, o então presidente da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, garantiu que a instalação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira no parque dependia apenas de fundos comunitários e da abertura das candidaturas ao programa operacional regional Norte 2020.
“O que posso dizer é que mal haja uma abertura de candidaturas, a nossa será a primeira a entrar”, adiantou então à Lusa Luís Braga da Cruz, segundo o qual “o projeto de execução está concluído, está aprovado pela Câmara Municipal do Porto, não levanta objeções de qualquer outra natureza, portanto só há que acolher o projeto na candidatura ao Programa Regional do Norte do Portugal 2020”.
Meses antes, em janeiro daquele ano, a diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Suzanne Cotter, afirmou, em entrevista à Lusa, que já estavam na posse do arquivo e que estavam a fazer a sua inventariação.
Em novembro de 2013, a Fundação de Serralves, a então secretaria de Estado da Cultura e o realizador Manoel de Oliveira assinaram um protocolo para a construção da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
O realizador português Manoel de Oliveira morreu a 02 de abril de 2015 aos 106 anos. O último filme do cineasta foi a curta-metragem “O velho do Restelo”, “uma reflexão sobre a Humanidade”, estreada em dezembro de 2014, por ocasião do 106.º aniversário.