O FC Porto comemora hoje o seu 124.º aniversário


O FC Porto comemora hoje o seu 124.º aniversário, como é tradição, cumpriu-se o habitual hastear da bandeira, transportada por alunos das escolas Dragon Force e depois içada por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do clube, José Manuel de Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Jorge Carvalho Guimarães, vice-presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar…

Na cerimónia, que decorreu ao som de um quarteto de cordas Invictus, conduzido pelo maestro Artur Guimarães, também marcaram presença outros membros dos órgãos sociais e administração da SAD, bem como um grande número de colaboradores do clube.

Antes houve lugar a homenagens a José Maria Pedroto, Rui Filipe e Pavão, com a deposição de coroas de flores junto dos respetivos bustos, no piso -3 do estádio do Dragão.

Após o hastear da bandeira, o presidente dos Dragões prestou declarações ao Porto Canal, frisando que “são 124 anos de glória, com uma grande responsabilidade de representar a cidade”.

Aniversário: “É um momento de grande satisfação evocar aqueles que amaram e têm feito por este clube ao longo de 124 anos, desde o fundador Nicolau de Almeida até D. António Francisco. Era um grande amigo do FC Porto. Sempre esteve connosco nos festejos deste clube. Este é o momento de evocar todos os amigos do FC Porto, todos aqueles que engrandeceram este clube e esta cidade”.

Resistência: “Tem sido um prazer lutar pelo FC Porto num país cada vez mais centralista. É muito bom ver este clube cada vez mais forte, como se viu recentemente no Mónaco. Quanto mais se fala em descentralização, mais o país é centralista e o FC Porto será sempre um baluarte nessa luta contra o centralismo”.

Vitória no Mónaco: “Quando nos queriam imitar, demos uma resposta inequívoca contra o campeão francês. Todo o futebol se admirou, a equipa encarnou o espírito do FC Porto e do dragão. E foi fundamental a força dos adeptos que apoiaram a equipa e que nunca se calaram naquele estádio. É nesses adeptos que temos que encontrar forças para sermos o baluarte do norte, contra o centralismo”.

Clássico com o Sporting: “Gostaria de dar prendas aos nossos adeptos todos os dias. Só que nem sempre é possível ganhar, ou então não nos deixam ganhar. Vamos lutar muito em Alvalade. Todos os dias vamos fazer do FC Porto um clube cada vez maior”.

Futuro: “Enquanto tiver forças, estarei aqui a lutar com todas as forças pelo clube”.

A festa do 124.º aniversário do FC Porto prossegue no Museu, também de parabéns

Bem mais novo, mas igualmente de parabéns está o Museu do FC Porto, que abriu as portas há precisamente quatro anos. Uma data que será celebrada com um dia repleto de eventos e, ainda, a oferta de 50 por cento de desconto aos sócios na compra do Tour FC Porto (Museu + Estádio). Quem comprar este pacote beneficiará de uma visita orientada com figuração histórica, que pretende recordar e homenagear ícones do clube.

Junto ao espaço haverá ainda animação, com a mascote do Museu, e a distribuição de livros. Hoje é, ainda, o último dia para ver a exposição temporária “V – 30 anos de Viena”.