Nobel da Paz elogia Protocolo do Porto para as alterações climáticas


O que pode o cidadão fazer para ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas? A questão universal é também do âmbito individual, veio dizer ao Porto o Prémio Nobel da Paz em 2007…

Mohan Munasinghe foi um dos convidados da cimeira Climate Change Leadership, o Nobel da Paz falou antes com o “Porto.” sobre a importância do empoderamento social na resposta aos desafios globais.

Na conversa, o Professor e físico, natural do Sri Lanka, manifesta a esperança renascida com o Protocolo do Porto, que é assinado na cimeira a decorrer hoje no Coliseu Porto Ageas, e elogia a realização deste encontro internacional que apela à ação de todos.

Munasinghe foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2007, juntamente com Al Gore. É autor de mais de uma centena de obras dedicadas ao tema das alterações climáticas, analisando tópicos como o ambiente, catástrofes naturais, desenvolvimento sustentável, energia, transporte, infraestrutura urbana, recursos hídricos, telecomunicações e a produção e o consumo sustentáveis.

No contexto da sua participação na Climate Change Leadership Porto Summit 2018, o Professor Mohan explica que a sua palestra, subordinada ao tema “Supply Chain: Plan for the future from fork to farm” significa que a cadeia de fornecimento “deve ser planeada tendo em conta o futuro. Desde que se planta até que se colhe”.

Segundo este reputado académico e investigador, “estes não são problemas difíceis de resolver; devemos pensar no que cada um de nós, individualmente, pode fazer para o bem comum, de todos”, pois só assim poderemos aspirar a alcançar o potencial de sustentabilidade e de resiliência dos sistemas económico, social e ambiental.

Fonte: www.porto.pt

Notícias Populares