Museu Azul e Branco distinguido com prémio


O Museu do FC Porto foi distinguido com o prémio Inovação e Criatividade atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que decorreu na passa sexta-feira na sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa. O galardão foi recebido pelo vice-presidente do clube, Alípio Jorge…

Os Prémios Nacionais de Museologia são atribuídos anualmente pela APOM, sendo o Prémio Museu do Ano um dos principais galardões de um palmarés com 26 categorias, que a entidade dedicada à museologia atribui desde 1997 a museus, projectos, profissionais e a actividades desenvolvidas no sector. O prémio Inovação e Criatividade inclui todas as áreas de actividade dos museus: desde a investigação, incorporação, inventário e registo, conservação e segurança, exposição, serviço educativo, extensão cultural, produtos da loja, comunicação.​

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120.º aniversário do clube, o Museu convida-nos a uma viagem pelos quase 122 anos de história do FC Porto ao longo de sete mil metros quadrados divididos em 27 áreas temáticas. A chegada ao Museu causa impacto pela estrela azul que, no exterior, anuncia o espaço e pela área de recepção, dominada pela Valquíria Dragão, obra da artista-plástica Joana Vasconcelos. Dotado de uma forte componente audiovisual, com mais de 200 vídeos, a maioria dos quais interactivos (incluem legendas em Português e Inglês), nele estão expostos cerca de 200 troféus, sete dele internacionais, que constituem o maior orgulho do universo azul e branco.

Museu Azul e Branco com basta colecção e peças de referência

O Museu Azul e Branco exibe peças únicas, como a bola com que Zé Maria marcou o primeiro golo portista nas competições europeias, a Taça Intercontinental original, que ficou para sempre na posse do FC Porto, por ter sido o vencedor da derradeira edição, as Botas de Ouro de Fernando Gomes, conquistadas nos anos 80 do séc. XX, o boné de José Maria Pedroto, o mestre que deu dimensão internacional ao FC Porto e ao futebol português, a Taça Arsenal, o maior e mais impressionante troféu jamais visto num clube de futebol com os seus cerca de de 250 quilos de peso, 130 dos quais em prata maciça, ente muitas outras…

Um local a não perder… Preço da visita: Visita Livre ao Museu FC Porto – 12 Euros; Estádio do Dragão + Museu FC Porto – 15 Euros;