O Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, Património da Humanidade, começou a ser edificado em 1538, segundo projeto da autoria de Diogo de Castilho e João de Ruão, com o intuito de albergar os monges transferidos do Mosteiro de São Salvador de Grijó…
As obras só terminaram por volta de 1670, devido a problemas financeiros dos monges e a situação política da altura, o reino de Portugal passou para o domínio de Espanha. Este facto é visível na santa padroeira do mosteiro, Nossa Senhora do Pilar, santa espanhola.
Em 1809, durante as invasões francesas, o mosteiro foi ocupado pelas tropas de Wellington, tropas inglesas, onde planearam o ataque do exército português à cidade do Porto.
Em 1832, durante o Cerco do Porto, foi reconhecido o valor militar do local e o convento foi transformado num ponto de resistência das tropas liberais de D Pedro IV, onde defenderam a cidade do Porto das forças absolutistas de D. Miguel.
O mosteiro ficou muito danificado, consequência das guerras vividas. Até que em 1834, com a constituição da Real Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Pilar, no reinado de D. Maria II, e posteriormente do Grupo de Amigos do Mosteiro da Serra do Pilar, em 1925, permitiu a recuperação do monumento.
Tornou-se numa caserna militar no início do século XX, e está atualmente sobre a responsabilidade do Regimento da Artilharia da Serra do Pilar.
O mosteiro está abrangido pelo Centro Histórico do Porto, inscrito pela Unesco na Lista do Património Mundial. Aqui funciona atualmente o espaço de divulgação “Património a Norte” e é um dos melhores miradouros para o rio Douro e zonas históricas do Porto e Vila Nova de Gaia.
Mosteiro da Serra do Pilar – Porto
Endereço: Largo de Aviz – Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Norte, 4430-329, 4430-329, Portugal
Email: patrimonioanorte@culturanorte.pt
Tel.: +351 220 142 425
Latitude: 41.138367 | Longitude: -8.607367
Horário: ter/dom 10:00/18:30