Morreu Mário Soares


Morreu hoje Mário Soares, aos 92 anos de idade. O histórico do PS estava internado no Hospital da Cruz Vermelha desde o dia 13 de dezembro de 2016…

A notícia da morte aos 92 anos do antigo primeiro-ministro e antigo Presidente da República foi confirmada pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, depois de Mário Alberto Nobre Lopes Soares ter sido internado nessa instituição, já na madrugada de 13 de dezembro.

O antigo primeiro-ministro, Presidente da República e um dos fundadores do PS morreu aos 92 anos. Para trás ficam mais de nove décadas de vida de uma figura que marcará, indelevelmente, a história do século XX português.

Nascido a 7 de dezembro de 1924 em Lisboa, licenciou-se na Universidade de Lisboa, primeiro em Ciências Histórico-Filosóficas, em 1951, e mais tarde em Direito, em 1957. O seu percurso académico, no entanto, foi sendo construído paralelamente a um interesse político que lhe valeu desde cedo a atenção da polícia do regime salazarista.

Em 2013, numa homenagem a Aquilino Ribeiro, logo depois da doença que o atirou para a cama do hospital durante nove dias, Mário Soares fez uma intervenção em que deliciou quem o ouvia com pequenas histórias em que a memória já o atraiçoava. No final, arrumou os seus óculos no bolso interior do sobretudo. “Peço desculpa, mas retiro-me.”

Foi também cheia, desde a luta contra a ditadura de Salazar até aos tempos da democracia. Para trás, fica um legado que a história avaliará ao sabor dos tempos e das ideologias. Certo é que não o esquecerá…