Morreu a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís


A escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís morreu hoje aos 96 anos, a informação foi avançada por Isabel Rio Novo, a biógrafa não-autorizada da escritora…

A escritora Agustina Bessa-Luís morreu, nesta segunda-feira, aos 96 anos, no Porto, conforme estão a avançar vários órgãos de comunicação social. A escritora portuguesa morreu na sua casa, no Porto, na sequência de doença prolongada.

Agustina Bessa-Luís, um dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea

Agustina Bessa-Luís, nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922 e desde muito cedo se interessou pela literatura, graças ao seu avô materno que tinha alguns dos maiores clássicos literários na sua biblioteca.

Como um dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea, foi homenageada pela Câmara do Porto na Feira do Livro, em 2015, onde viu o seu nome ser atribuído a uma tília localizada nos jardins do Palácio. A escritora portuguesa publicou dezenas de livros, visitando ao longo da sua carreira diferentes géneros literários, como romances, contos, peças teatrais, livros infantis e até crónicas. Entre 1990 e 1993 foi, inclusive, diretora do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa.

Devido à sua vasta obra e à importância que a mesma imprimiu à literatura nacional, Agustina foi agraciada com inúmeros prémios, como o Prémio Eça de Queirós (1954), Prémio Nacional de Novelística (1967), Prémio D. Diniz (1981) Grande Prémio Romance e Novela (1983 e 2001), Prémio Camões (2004). Foi igualmente distinguida com a Ordem de Santiago da Espada (1980) e Officier de l’Ordre des Arts e des Lettres, atribuído pelo governo francês (1989).

Agustina Bessa-Luís era o nome literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa e estava afastada da vida pública desde que sofreu um AVC (2006), há 13 anos.

Segundo a informação que está a ser avançada, a escritora portuguesa vai estar esta segunda-feira em câmara ardente na Sé do Porto, partindo amanhã, às 10 horas, para Peso da Régua onde se realizará a cerimónia fúnebre.