O Parque de Serralves acolhe este domingo, 2 de abril, o “Mercado da Primavera”. A iniciativa, de entrada gratuita, oferece ao público a possibilidade de conhecer e comprar alimentos produzidos localmente, desde frutas a vegetais, de plantas aromáticas da época, a pão, queijo artesanal, azeitonas, mel, trufas de chocolate, biscoitos e compotas…
Os produtores presentes no mercado vêm de vários pontos do país e trazem consigo pratos e ingredientes mais ou menos tradicionais, sempre assentes na preocupação com a produção e a qualidade.
Entre eles estão projetos como o Algodão da Praia, que faz compotas, manteigas de frutos secos e granolas; o BioHabitus, que se dedica à produção de hortícolas, frutas e aromáticas biológicas; a Casa de Penalva, com as suas plantas aromáticas, medicinais e condimentares biológicas; a Pedaços de Cacau, que vende bombons e trufas de chocolate; ou a Saberes e Sabores da Beira Baixa, que produz queijos artesanais, enchidos regionais tradicionais, vinhos e outras especialidades.
A iniciativa pretende promover a agricultura sustentável – que além de melhor para o ambiente, resulta em alimentos mais nutritivos e saudáveis – e estimular a economia local, incentivando o público a procurar novas fontes (e mais seguras) de alimentos.
O “Mercado da Primavera” vai estar aberto ao público entre as 10 e as 17 horas deste domingo, no Pátio da Nogueira, em Serralves.