Maratona do Porto corre-se no próximo domingo


A cidade vai vibrar durante o próximo domingo com mais de 16 mil atletas a correr a 15.ª EDP Maratona do Porto, a prova tem início e fim no Queimódromo, passando por Matosinhos e por Vila Nova de Gaia…

A prova, que já bateu o seu próprio recorde de inscritos, entre os quais cerca de 4 800 estrangeiros, é a única em Portugal que está homologada para a obtenção de mínimos de acesso a campeonatos europeus, mundiais e jogos olímpicos, além de que integra neste ano o Campeonato Nacional de Maratona, numa parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo.

Com início às 9 horas, a 15.ª edição da maratona do Porto tem início e fim no Queimódromo, passando por Matosinhos e por Vila Nova de Gaia e desenrolando-se em grande parte ao longo da marginal marítima e fluvial dos três municípios.

Em 23 de outubro, aquando da apresentação do evento, foi referido que a prova terá um “impacto económico de 12 milhões de euros” e a participação de “7.000 estrangeiros”. A organização estimou reunir perto de 16.000 participantes nas três distâncias previstas: a maratona, com 42,195 quilómetros, a Corrida dos Ossos Saudáveis, de 15 quilómetros, e a habitual caminhada de seis quilómetros destinada a “todas a classes etárias e sem fins competitivos”.

A par da animação desportiva, este evento de dimensão internacional implica alguns constrangimentos de trânsito. Segundo a informação disponibilizada no sitio da Internet da Câmara Municipal do Porto, durante todo o fim de semana estará proibido ou condicionado, conforme sinalização no local, o estacionamento em ambos os arruamentos laterais da Via do Castelo do Queijo.

Notícias Populares