Livraria Lello vai cobrar entrada ao visitantes


Livraria mais bonita do mundo, sediada na baixa da Invicta, passa a cobrar entrada de turistas. Na compra de um livro o valor da entrada é descontado…

Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo e o seu edifício está classificado como monumento de interesse público. Por isso, transformou-se num ponto turístico a não perder, na cidade do Porto, e perdeu muito dos seus clientes que não gostam de demasiada confusão.

Para combater isso, a Livraria Lello decidiu que passará agora a cobrar entrada aos turistas, como refere, José Manuel Lello ao Jornal de Notícias:

«Somos uma livraria, e como tal, queremos ser uma boa livraria! Mas é muito difícil conciliar o facto de sermos uma atração turística e de termos essa pressão enorme de visitantes cá dentro com a tranquilidade que uma livraria exige»

Assim, daqui a 15 dias, quem quiser apenas visitar o espaço terá que pagar um valor entre os três e os dez euros. O responsável pelo espaço chama-lhe um “adiantamento” e aqueles que comprem algum artigo têm benefícios.

Os clientes habituais terão um cartão cliente que é uma espécie de via verde para a livraria. Os restantes terão que pagar entrada. No entanto, se comprarem algum livro, o preço que pagaram à entrada será descontado no valor do artigo.

O objetivo da medida é voltar a conquistar as pessoas que se afastaram porque havia demasiada “balbúrdia” para comprar um livro.